Questões Concurso HUGG-UNIRIO/RJ

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso HUGG-UNIRIO/RJ

#Questão 639853 - Educação Física, Geral, IBFC, 2017, HUGG-UNIRIO/RJ, Professor de Educação Física

O diabetes é um distúrbio do metabolismo dos carboidratos, caracterizado pela hiperglicemia. O diabetes ocorre em função da secreção ou utilização inadequada da insulina. Com relação às implicações entre o exercício físico e o diabetes analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. Em pessoas com diabetes tipo 1, o controle glicêmico pode, ou não, ser melhorado com a prática do exercício. Mas, nessas pessoas, é maior o risco de ocorrência da doença arterial coronariana, portanto, a prática do exercício físico certamente pode diminuir esse risco.

II. O diabetes tipo 2 responde bem ao exercício. A permeabilidade da membrana celular à glicose melhora como o exercício, provavelmente associado ao aumento dos receptores GLUT-4, que diminui a resistência à insulina e aumenta a sensibilidade a esse hormônio.

III. Os exercícios aeróbios podem ser prescritos de maneira constante/contínua (a mesma intensidade) ou intervalada (alternando diferentes intensidades de exercício). Aquecimento e desaquecimento são fundamentais, principalmente no subgrupo que apresenta disautonomia.

IV. Exercícios de resistência/fortalecimento muscular não devem ser incluídos no plano de atividades do diabético, já que eles provocam diminuição da sensibilidade da insulina de maior duração, mediado também pelo aumento da massa muscular.

De acordo Oliveira e Vencio (2016) estão corretas as afirmativas:

#Questão 639855 - Educação Física, Geral, IBFC, 2017, HUGG-UNIRIO/RJ, Professor de Educação Física

A somatotipologia é uma técnica classificatória da composição corporal humana de acordo com determinadas características físicas que diferenciam os seres humanos entre si. Avalie as afirmativas acerca dos componentes da somatotipologia e assinale a alternativa correta:

I. Componente endomórfico: entre seus principais traços, destacam-se tanto os grandes relevos musculares aparentes, com contornos predominantes nas regiões do trapézio, deltoide e abdominal, quanto uma estrutura óssea mais maciça, na região do punho e antebraço. A presença de gordura corporal é pequena, permitindo boa visualização do arcabouço muscular.

II. Componente mesomórfico: apresenta como principal característica da estrutura física, o arredondamento das curvas corporais. Tem-se num indivíduo obeso um bom exemplo de endomorfia plena, pois o relevo muscular praticamente não é notado: aparecem grandes volumes abdominais, pescoço curto e ombros quadrados.

III. Componente ectomórfico: apreendido como componente da magreza, pode ser identificado pela linearidade corporal, com discreto volume muscular e pequena presença de tecido gorduroso.

De acordo com Monteiro e Lopes (2005) estão corretas as afirmativas:

#Questão 639856 - Educação Física, Geral, IBFC, 2017, HUGG-UNIRIO/RJ, Professor de Educação Física

Os três sistema de produção de energia não funcionam de maneira independente entre si, e nenhuma atividade tem 100% de suporte de um único sistema de energia. Considerando a existência de um predomínio dos sistemas energéticos em relação ao tipo de demanda exigido pela prova, associe o sistema de energia contido na coluna da esquerda à prova contida na coluna da direita.

De acordo com Foss e Keteyian (2000) a correta associação encontra-se na alternativa:

#Questão 639857 - Educação Física, Geral, IBFC, 2017, HUGG-UNIRIO/RJ, Professor de Educação Física

A energia retirada dos alimentos fica armazenada em células na forma de ATP, um composto de alta energia. As células podem estocar apenas quantidades limitadas de ATP e devem gerar constantemente novo ATP para fornecer energia necessária para todo o metabolismo celular, incluindo a contração muscular. As células podem geram ATP por meio de três rotas metabólicas. Analise as afirmativas acerca das mesmas e assinale a alternativa correta.

I. No sistema ATP-PCr, Pi é separado da PCr por meio da ação da creatina quinase. Então, Pi pode se combinar com ADP para formar ATP, mediante o uso da energia liberada da quebra de PCr. Esse sistema é aeróbio e sua principal função é manter os níveis de ATP. A produção de energia é de 1 mol de PCr.

II. O sistema glicolítico envolve o processo de glicólise, pelo qual ocorre o fracionamento da glicose ou do glicogênio até o acido pirúvico. Quando a glicólise ocorre sem a presença de oxigênio, o ácido pirúvico é convertido em ácido lático. Um mol de glicose produz 2 mols de ATP, mas um mol de glicogênio produz 3 mols de ATP.

III. O sistema oxidativo. Neste processo o corpo “decompõe” os combustíveis com a ajuda do oxigênio para a geração de energia e desta forma é um processo aeróbio. A produção oxidativa de ATP é feita a partir de carboidratos e gorduras, sendo a produção a partir de proteínas geralmente insignificante. No que diz respeito aos carboidratos envolve três processos: glicólise, ciclo de Krebs e cadeia de transporte de elétrons. O resultado final é H2O, CO2 e 32 ou 33 moléculas de ATP por molécula de carboidrato.

De acordo com Kenney, Wilmore e Costill (2013) estão corretas as afirmativas:

#Questão 639858 - Educação Física, Geral, IBFC, 2017, HUGG-UNIRIO/RJ, Professor de Educação Física

Com relação à terminologia do movimento articular e sua realização a partir dos planos e eixos do movimento humano, associe os planos contidos na coluna da esquerda aos movimentos na coluna da direita:

De acordo com Hall (2016), a correta associação entre os planos e suas caracterizações, encontra-se na alternativa:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis