Listagem de Questões Concurso HUB
As drogas antimicrobianas constituem importante peça no armamentário da cirurgia atual, a partir da introdução da penicilina na sociedade civil, em 1946, descoberta por Fleming em 1928 e anunciada à sociedade científica em 1929. A partir daí, com a evolução tecnológica, foram descobertas e produzidas outras drogas que hoje são indispensáveis no combate às infecções, seja de forma profilática, seja de forma terapêutica.
Considerando o uso dos antibacterianos em cirurgia bucomaxilofacial, julgue os itens subseqüentes.
O mecanismo básico de todas as penicilinas é a inibição das enzimas responsáveis pela formação da parede celular bacteriana, o que as torna possuidoras de toxicidade seletiva máxima e uma das drogas menos tóxicas conhecidas.
A grande maioria dos agentes antiinflamatórios não-esteróides (AINEs) atua nos tecidos inflamados, impedindo a síntese e a liberação de produtos da enzima cicloxigenase (COX), principalmente as prostaglandinas, responsáveis pela mediação do processo inflamatório. A respeito desse assunto, julgue os seguintes itens.
Os AINEs mais modernos possuem atividade seletiva sobre a enzima COX-1, principal enzima indutora do processo inflamatório, o que os destitui do indesejável efeito adverso sobre a mucosa gástrica dessa classe de fármacos.
O mecanismo de ação de qualquer dos AINEs ocorre por inibição irreversível das enzimas COX (COX-1 e COX-2).
Um dos mais importantes efeitos adversos de todos os AINEs é o impedimenteo da agregação plaquetária, principalmente com o uso do ácido acetilsalicílico, o que torna o paciente propenso a hemorragia pós-operatória. Deve-se buscar suprimir o seu uso em pacientes em tratamento com essa classe de AINE no pré-operatório.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}