Questões Concurso Hospital Risoleta Tolentino Neves - RN (HRTN/RN)

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Hospital Risoleta Tolentino Neves - RN (HRTN/RN)

No Brasil e no mundo, a violência contra mulheres se constitui em sério problema de saúde pública e uma das principais causas de morbidade e mortalidade feminina. A atenção às mulheres em situação de violência sexual deve assegurar medidas de prevenção, emergência, acompanhamento, reabilitação, tratamento de eventuais agravos. Envolve abordagem de impactos resultantes da violência sobre a saúde física e psicológica, além do abortamento legal se for solicitado pela mulher ou adolescente, de acordo com a legislação vigente.

Em caso de gravidez resultante de estupro e quanto ao papel do médico, assinale a afirmativa CORRETA.

Considere que uma mulher de 38 anos de idade, grávida pela terceira vez, compareceu à maternidade com queixa de cefaleia frontal, conforme orientado pelo profissional do pré-natal. É portadora de hipertensão arterial crônica e faz uso de alfa-metildopa, 2,0 g ao dia. A gestação está com 34 semanas, calculadas a partir de ultrassom realizado na 8a semana de gravidez. Ao realizar exames complementares naquele dia, já internada, o ultrassom revela gestação compatível com 32 semanas gestacionais, peso fetal estimado abaixo do percentil 5 para 34 semanas de gestação. O perfil biofísico fetal é 8 em 10 pontos, pois há oligodrâmnio. A cardiotocografia basal mostrou padrão reativo (tranquilizador).

Em relação às condições fetais, pode-se afirmar:

O conhecimento sobre a fisiologia do trabalho de parto fundamenta o manejo do processo de nascimento. Mesmo na variedade de apresentação cefálica, a identificação da variedade de posição da cabeça fetal, impulsionada pelo canal de parto e assumida em consequência à sua rotação interna, é relevante para o diagnóstico de distocias no período expulsivo.

A figura a seguir representa um feto no útero materno, no período expulsivo.

Um profissional de saúde, ao realizar a palpação obstétrica desta mulher e o toque vaginal, irá encontrar feto em apresentação cefálica, variedade de posição:

Alguns agentes infecciosos são capazes de comprometer o embrião ou feto durante a gravidez. Para tais situações, quando confirmada infecção materna, está indicada propedêutica fetal e neonatal pelo risco de transmissão vertical. Entre os sinais de doença fetal detectáveis ao nascer, a microcefalia tem chamado atenção recentemente.

O agente infeccioso que não se associa caracteristicamente à microcefalia é:

A atonia uterina no pós-parto se manifesta quando há ineficácia na manutenção da contração do miométrio. Esse quadro puerperal, quando não abordado prontamente, pode resultar em hemorragia, choque hipovolêmico e seus desdobramentos, que comprometem a vida da mulher. O médico deve estar vigilante quanto aos fatores de risco para sua ocorrência.

São determinantes da atonia uterina, EXCETO:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis