Questões Concurso FEPAM - RS

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso FEPAM - RS

Fernando, Gustavo, Henrique, Igor e Juliano são amigos e brincavam de esconde-esconde na casa de Fernando até que um deles quebrou um vaso na sala. Furiosa, a mãe de Fernando perguntou aos cinco quem foi o responsável pelo acidente e obteve as seguintes declarações:
• Eu quebrei, disse Juliano. • Não fui eu, disse Igor. • Juliano mentiu, disse Henrique. • Eu não quebrei e Henrique também não, disse Gustavo. • Foi Gustavo ou Juliano, disse Fernando.
Considerando que apenas um dos amigos fez uma declaração mentirosa, é possível concluir logicamente que o responsável por quebrar o vaso é:

#Questão 954407 - Raciocínio Lógico, Implicação Lógica, Instituto Consulplan, 2023, FEPAM - RS, Agente Administrativo - Assistente Administrativo

Um adestrador de cães possui três cachorros: um pastor alemão; um labrador; e, um golden retriever. Em seu centro de treinamento, o adestrador promoveu uma corrida entre seus três cachorros e o resultado obtido apresentou as seguintes informações:
• O pastor alemão não ficou em primeiro lugar; • O labrador não ficou em segundo lugar; e, • O golden retriever não ficou em terceiro lugar.
Considerando que na corrida não houve empates, é necessariamente correto afirmar que o cachorro

#Questão 954408 - Raciocínio Lógico, Implicação Lógica, Instituto Consulplan, 2023, FEPAM - RS, Agente Administrativo - Assistente Administrativo

Em suas férias, cinco colegas de trabalho cariocas optaram por passar uma semana em Minas Gerais. Certo dia, elas decidiram ir a um restaurante e experimentaram cinco comidas locais: feijão tropeiro; fígado com jiló; frango ao molho pardo; vaca atolada; e, arroz com pequi. Sobre o prato preferido de cada uma delas, sabe-se que:
• Bárbara e Kelly não gostaram do feijão tropeiro. • Noemi, Gabriela e Eduarda não gostaram do fígado com jiló e nem do frango ao molho pardo. • Eduarda não gostou da vaca atolada e nem do arroz com pequi. • Bárbara não gostou do fígado com jiló. • Gabriela não gostou do arroz com pequi.
Considerando que os pratos preferidos de todas as cinco colegas de trabalho são distintos, aquela que tem o frango ao molho pardo como prato preferido é:

#Questão 954409 - Raciocínio Lógico, Implicação Lógica, Instituto Consulplan, 2023, FEPAM - RS, Agente Administrativo - Assistente Administrativo

Os primos Ademar, Bernardo e Cláudio estudam na mesma universidade e fazem os cursos de Psicologia, Letras e Matemática, mas não necessariamente nessa ordem. Considerando o número de reprovações em seus percursos acadêmicos, até então, os três primos tiveram, de forma distinta, uma das seguintes situações: zero, uma e duas reprovações. Sabe-se que o estudante de Matemática teve zero reprovações, Cláudio teve duas reprovações e Ademar é estudante de Letras. Com base nessas informações, é correto afirmar que: 

#Questão 954414 - Redação Oficial, O Padrão Ofício, Instituto Consulplan, 2023, FEPAM - RS, Agente Administrativo - Assistente Administrativo

Ministério da Saúde
Secretaria de Atenção Primária à Saúde
Departamento de Ações Programáticas Estratégicas
Coordenação-Geral de Ciclos da Vida
Coordenação de Saúde das Mulheres


OFÍCIO Nº 296/2019/COSMU/CGCIVI/DAPES/SAPS/MS
Brasília, 07 de junho de 2019.

À Senhora
Ana Carolina Previtalli Nascimento
Procuradora da República Ministério Público Federal
Rua Frei Caneca, 1360
CEP: 01307-002 – São Paulo/SP 

Assunto: Recomendação nº 29/2019. IC 1.34.001.007752/2013-81.


Senhora Procuradora,

     1. Em resposta à recomendação nº 29/2019 do Ministério Público Federal de São Paulo, a Coordenação de Saúde das Mulheres tece as seguintes considerações:
   2. As Políticas de atenção ao parto e nascimento fomentadas pelo Ministério da Saúde estão em consonância com o documento da Organização Mundial da Saúde (OMS), publicado em 2014, “Prevenção e eliminação de abusos, desrespeito e maus-tratos durante o parto em instituições de saúde”.
   3. Para tanto, o MS tem investido na atenção qualificada, segura e humanizada ao pré-natal, parto, nascimento e puerpério, priorizando ações na assistência à saúde que buscam garantir os direitos fundamentais de mulheres e crianças ao acesso a tecnologias apropriadas, com adoção de práticas baseadas em evidências, e a organização e adequação das ofertas de serviços em conformidade às diferentes necessidades de cuidado de acordo com o risco obstétrico e neonatal.
     4. A prática obstétrica tem sofrido mudanças significativas nos últimos 20-30 anos, com uma maior ênfase na promoção e no resgate das características naturais e fisiológicas do parto e nascimento. Com isso, vários procedimentos hospitalares têm sido questionados pela carência de evidências científicas que os suportem, existência de evidências que os contraindiquem e por trazerem desconforto à mulher.
  5. Assim, entender as mulheres como sujeitos de direitos significa respeitar sua autonomia, suas necessidades, considerá-las nas decisões e cuidados que afetam a sua saúde, de modo que as escolhas sejam realizadas de maneira informada e as decisões de maneira conjunta, representa, na implementação da política, ações desde o pré-natal que promovam a inclusão da mulher e sua família no cuidado compartilhado na atenção ao parto e nascimento, sendo possível, por exemplo, utilizar a caderneta da gestante como uma ferramenta de conhecimento de direitos e de saúde.
    6. Nesse sentido, o MS reconhece o direito legítimo das mulheres em usar o termo que melhor represente suas experiências vivenciadas em situações de atenção ao parto e nascimento que configurem maus-tratos, desrespeito, abusos e uso de práticas não baseadas em evidências científicas, assim como demonstrado nos estudos científicos e produções acadêmicas que versam sobre o tema.
    7. O Ministério da Saúde coloca-se à disposição para maiores esclarecimentos. Atenciosamente,


ERNO HARZHEIM
Secretário de Atenção Primária à Saúde


(BRASIL. Ministério da Saúde. Ofício nº 296/2019/COSMU/CGCIVI/DAPES/SAPS/MS, de 07 de junho de 2019. Brasília, 2019. Fragmento.) 


O ofício em questão tem como objetivo 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis