Questões Concurso DMAE - MG

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso DMAE - MG

As unidades de conservação têm protegido o patrimônio ambiental do Brasil desde 1934. Algumas unidades de conservação brasileiras são reconhecidas pela UNESCO como sítios do Patrimônio Mundial Natural por possuírem importância tão extraordinária ao ponto de serem consideradas como patrimônio da humanidade para as presentes e futuras gerações.


Biodiversidade no Brasil. Disponível em: <http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/natural-sciences/environment/biodiversity/>. Acesso em: 15 out. 2019 (Adaptação).


Relacione a COLUNA II com a COLUNA I, associando a categoria de unidades de conservação as suas respectivas características.


COLUNA I


1. Reserva extrativista

2. Reserva particular do patrimônio natural

3. Área de relevante interesse ecológico


COLUNA II


( ) Área desenvolvida para proteger a biodiversidade a partir de iniciativa do proprietário.

( ) Área natural com o objetivo principal de proteger a vida e a cultura de populações tradicionais, que exploram o ambiente como forma de subsistência.

( ) Área de pequena extensão, com pouca ou nenhuma ocupação humana e com características naturais singulares, cujo objetivo é manter o meio natural de importância regional ou local.


Assinale a sequência correta.

A etapa X de tratamento de água, mediante uma conjunção de ações físicas e químicas, com agitação por período de curta duração, objetiva desestabilizar as partículas coloidais suspensas na água a ser tratada, enquanto a etapa Z no tratamento de água é especializada em separar e remover partículas não sedimentáveis ou de difícil sedimentação mediante arraste por ar. Assinale a alternativa que identifica correta e respectivamente as etapas X e Z.

A respeito de indicadores de qualidade da água, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

( ) O chamado índice de qualidade da água (IQA) permite comparar a qualidade de distintos corpos hídricos e inferir o impacto de ações que visem à preservação dos ecossistemas aquáticos, mas tem a desvantagem de introduzir a perda da informação das variáveis e dos parâmetros individuais.

( ) O percentual de concentração de oxigênio dissolvido na água expressa a qualidade de um ambiente aquático, enquanto a salinidade indica a presença de sais minerais dissolvidos, sendo usualmente empregada a concentração de cloretos.

( ) A demanda química de oxigênio (DQO) contempla a matéria orgânica presente na água que é passível de ser estabilizada biologicamente, enquanto o carbono orgânico total (COT) relaciona os compostos e contaminantes orgânicos, refletindo as consequências das atividades antrópicas.

( ) A presença de agrotóxicos e / ou outras substâncias tóxicas em concentrações elevadas no corpo hídrico, conforme regulamentação, torna nulo o valor do índice de qualidade da água (IQA), independentemente de os demais parâmetros estarem satisfatórios.


Assinale a sequência correta.

As características das águas naturais diferenciam as águas entre si e traduzem uma série de processos que ocorrem no corpo hídrico e na bacia hidrográfica.

Considere as seguintes afirmativas sobre as características das águas e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Os compostos orgânicos que conferem cor às águas naturais são principalmente de origem vegetal e do metabolismo de microrganismos presentes no solo, bem como de descargas antrópicas de efluentes, lixiviação de vias urbanas e de solos agriculturáveis.

( ) A cor verdadeira representa a parcela de sólidos dissolvidos, enquanto a turbidez contempla sólidos em suspensão.

( ) A dureza da água indica a concentração de cátions multivalentes, principalmente, como Ca+2, Mg+2, correspondendo à acidez da água, ou seja, a capacidade de neutralizar bases e de evitar alterações bruscas no pH.

( ) Os protozoários são capazes de produzir cistos (Giardia) ou oocistos (Cryptosporidium) resistentes às condições do ambiente em reservatórios e lagos, mas facilmente inativados mediante cloração.


Assinale a sequência correta.

A respeito dos fundamentos do Anexo XX da Portaria de Consolidação nº 5/2017 do Ministério da Saúde (antiga Portaria MS 2914/2011), considere as seguintes afirmativas e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.


( ) O organismo indicador mais preciso de contaminação da água é a Escherichia Coli, e sua presença deve ser interpretada como sinal inequívoco de contaminação.

( ) Coliformes totais não são indicadores adequados da qualidade da água in natura, guardando validade apenas como indicadores da qualidade da água tratada e distribuída.

( ) Em amostras de água tratada (saída do tratamento), a determinação de coliformes totais não é suficiente, uma vez que esses organismos apresentam taxa de inativação similar ou superior à taxa da Escherichia Coli.

( ) A ausência de coliformes totais na água tratada é interpretada como indicador adequado e suficiente da ausência de bactérias patogênicas; em contrapartida sua presença seria sinal de falhas no tratamento.


Assinale a sequência correta.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis