Questões Concurso COPEL/PR

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Segundo a ABNT, alguns símbolos devem ser usados para melhorar a interpretação de desenhos técnicos. Sobre esses símbolos, é correto afirmar:

Motores de combustão interna de quatro tempos que podem funcionar com qualquer proporção de mistura de álcool e gasolina são chamados, no Brasil, de motores flex ou bicombustíveis. A sequência correta dos quatros tempos realizado por esses motores é:

Um determinado veículo com motor à gasolina começou apresentar sinais de pré-ignição (batida de pinos). Foi feita uma verificação com um scanner e nenhuma anormalidade no sistema de injeção e ignição eletrônica foi encontrada. Foi substituído o combustível e o problema persistiu. Assinale a alternativa que apresenta a causa mais provável do problema.

Válvulas em motores de combustão são dispositivos que regulam a entrada e saída dos gases na câmara de combustão. Comparando um motor à gasolina, 1.0 litro, 4 cilindros e 16 válvulas, com um motor igual, porém, com 8 válvulas, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:

( ) O motor de 16 válvulas pode alcançar maiores potências em regime de rotações mais elevadas.

( ) O motor de 16 válvulas apresenta maior vazão dos gases nas câmaras de combustão e, por esse motivo, alcança maior eficiência volumétrica, principalmente em rotações mais elevadas.

( ) O motor de 16 válvulas é normalmente construído com dois eixos de comando de válvulas, enquanto o motor de 8 válvulas com apenas um eixo.

( ) O motor de 16 válvulas, em baixas rotações, alcança menor potência do que o motor 8V, devido à menor perda de carga no fluxo dos gases através das válvulas.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Para atender as exigências de redução de emissão de poluentes, a indústria automobilística utiliza, atualmente, os sistemas de ignição e injeção de combustíveis controlados eletronicamente, em que determinados dispositivos são capazes de informar à central eletrônica os parâmetros necessários para o controle do funcionamento do motor. Esses dispositivos são os chamados:

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