Questões Concurso Companhia Energética do Rio Grande do Sul - RS (CEEE/RS)

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Companhia Energética do Rio Grande do Sul - RS (CEEE/RS)

A questão do manejo florestal está associada ao aproveitamento adequado dos recursos florestais para atender às demandas da sociedade por produtos madeireiros sem, porém, comprometer o meio ambiente e, conseqüentemente, o bem-estar das futuras gerações. Com relação ao manejo de recursos florestais, julgue os itens subseqüentes. O conhecimento e a compreensão dos padrões fenológicos de espécies arbóreas em ecossistemas florestais contribuem para o entendimento dos padrões reprodutivos e vegetativos de plantas e animais que delas dependem e são de grande importância em programas de conservação de recursos genéticos, manejo florestal e planificação de áreas silvestres.

A questão do manejo florestal está associada ao aproveitamento adequado dos recursos florestais para atender às demandas da sociedade por produtos madeireiros sem, porém, comprometer o meio ambiente e, conseqüentemente, o bem-estar das futuras gerações. Com relação ao manejo de recursos florestais, julgue os itens subseqüentes. Para atingir os objetivos do manejo florestal, os inventários florestais devem determinar, em função da distribuição diamétrica, se existe ou não estoque suficiente de regeneração natural nas diferentes classes de tamanho — mudas, árvores e arvoretas — de espécies da floresta. Essas informações visam verificar se, com a retirada de árvores com dimensões comerciais desejáveis, o estoque de árvores com dimensões menores será suficiente para garantir a perpetuação das espécies em quantidade e qualidade.

Para estabelecer um plano de manejo em uma UC, deve-se buscar parâmetros científicos para a avaliação do estado de conservação das espécies arbóreas existentes na UC, bem como padrões necessários à preservação dessas espécies. No que se refere aos planos de manejo em uma UC, julgue os itens que se seguem. Para avaliar o estado de conservação de uma UC, devem ser considerados os seguintes aspectos: parâmetros fitogeográficos das espécies, registro de impacto antrópico, análise fitossociológica das espécies e avaliação da regeneração natural.

Para estabelecer um plano de manejo em uma UC, deve-se buscar parâmetros científicos para a avaliação do estado de conservação das espécies arbóreas existentes na UC, bem como padrões necessários à preservação dessas espécies. No que se refere aos planos de manejo em uma UC, julgue os itens que se seguem. Como os parâmetros para avaliar o estado de conservação de uma UC podem ser atualizados periodicamente, não há necessidade de estabelecimento prévio desses parâmetros no plano de manejo.

Para estabelecer um plano de manejo em uma UC, deve-se buscar parâmetros científicos para a avaliação do estado de conservação das espécies arbóreas existentes na UC, bem como padrões necessários à preservação dessas espécies. No que se refere aos planos de manejo em uma UC, julgue os itens que se seguem. Considerando que os parâmetros utilizados na avaliação da conservação de uma UC apontaram que as espécies Araucaria angustifolia, Butia capitata, Euterpe edulis e Ocotea odorifera apresentavam risco de extinção, é correto concluir que o plano de manejo dessa UC não necessita estabelecer prioridades para a melhoria do estado de conservação dessas espécies, pois o fato de estarem inseridas em uma UC já contempla a conservação das mesmas.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis