Questões Concurso CODECIR/PE

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso CODECIR/PE

Retirar a família de seu isolamento, colocá-la na história, tratá- la como instituição cujas raízes sociais são inequívocas, compreendê-la aí dentro e, ao mesmo tempo, reconhecer o âmbito da intimidade e a formação da subjetividade é tarefa complexa. Com relação aos estudos sobre a família, assinale a alternativa incorreta.

A idéia de subjetividade pode ser entendida pelo menos de duas maneiras diferentes: como experiência de si e condensação de uma série de determinações. A respeito das determinações sociais da subjetividade, considere as seguintes afirmativas:

1) É por meio das identificações que um determinado sujeito se organiza em torno dos modelos que sua sociedade lhe oferece.

2) O elenco de modalidades de subjetivação presentes num dado momento de dada cultura será regido pela variedade de soluções de que o psiquismo dispõe para resolver seus conflitos fundamentais.

3) É indiferente para a constituição da subjetividade a posição que se ocupa numa sociedade de classes e o aceso aos produtos culturais veiculados pela educação.

4) Ao contrário de outras teorias a respeito do psiquismo humano, a psicanálise falha por não dispor de ferramentas conceituais que permitam pensar como se dá a mediação entre o sujeito e o meio social.

5) Vincular a diversidade das subjetividades a uma questão cronológica é restritivo visto que pressupõe que num dado momento histórico as condições de subjetivação sejam iguais para todos.

Estão corretas apenas:

O conceito de estresse foi apresentado por Selye em 1936 a partir de experimentos com animais que eram submetidos a situações agressivas diversas. Sobre a teoria do estresse na perspectiva de Selye marque a alternativa incorreta:

O transtorno de ajustamento é uma reação mal-adaptativa a curto prazo ao que o leigo chama de infortúnio pessoal (KAPLAN, 1997). Sobre este transtorno marque a alternativa incorreta:

O conceito de neurose traumática alcança sua maior importância na obra freudiana durante os anos de guerra e inspira várias teorizações posteriores. A respeito da neurose traumática, considere as seguintes afirmativas:

1) A angústia prevalente é aquela decorrente da perda do objeto fantasmático de amor e o sintoma é caracteristicamente o retorno do recalcado.

2) O trauma que desencadeia a neurose traumática é caracterizado principalmente pela intensidade do estímulo e pela subtaneidade do acontecimento.

3) A qualidade e intensidade do evento traumático, o momento da estruturação psíquica em que o sujeito se encontra e os recursos subjetivos de que o sujeito dispõe determinam as conseqüências do evento traumático.

4) O sonho na neurose traumática pode ser entendido como sendo regido principalmente pelo princípio do prazer, sendo uma realização disfarçada de um desejo.

5) A ausência da angústia-sinal impede a ativação do contra- investimento, impedindo o recalque e a inscrição do evento na cadeia simbólica.

Estão corretas apenas:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis