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Listagem de Questões Concurso ANAC

#Questão 367488 - Engenharia Aeronáutica, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2009, ANAC, Especialista em Regulação de Aviação Civil (Àrea 1)

Uma parede é composta de três materiais distintos, identificados por 1, 2 e 3, tais que suas condutividades térmicas k1, k2, e k3 são distintas. A espessura da parede é 2L, sua largura (perpendicular ao plano do papel) é W e sua altura é H. O arranjo das camadas dessa parede é mostrado na figura acima. Não há perdas de calor significativas pelas superfícies superior e inferior, de tal forma que o fluxo de calor através da parede pode ser considerado unidimensional, na direção x. Considerando a situação acima descrita e os conceitos pertinentes à transferência de calor, julgue os itens que se seguem.

Desprezando-se a resistência térmica de contato entre as interfaces dos materiais que compõem a parede, é correto afirmar que a resistência térmica da parede é a soma das resistências térmicas de cada uma de suas camadas.

#Questão 367490 - Engenharia Aeronáutica, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2009, ANAC, Especialista em Regulação de Aviação Civil (Àrea 1)

Uma parede é composta de três materiais distintos, identificados por 1, 2 e 3, tais que suas condutividades térmicas k1, k2, e k3 são distintas. A espessura da parede é 2L, sua largura (perpendicular ao plano do papel) é W e sua altura é H. O arranjo das camadas dessa parede é mostrado na figura acima. Não há perdas de calor significativas pelas superfícies superior e inferior, de tal forma que o fluxo de calor através da parede pode ser considerado unidimensional, na direção x. Considerando a situação acima descrita e os conceitos pertinentes à transferência de calor, julgue os itens que se seguem.

Considerando-se as resistências térmicas de contato, a interface 2-3 não interfere no fluxo de calor total através da parede, de forma que apenas as interfaces 1-2 e 1-3 precisam ser levadas em conta para efeito dessa análise.

#Questão 367492 - Engenharia Aeronáutica, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2009, ANAC, Especialista em Regulação de Aviação Civil (Àrea 1)

Uma parede é composta de três materiais distintos, identificados por 1, 2 e 3, tais que suas condutividades térmicas k1, k2, e k3 são distintas. A espessura da parede é 2L, sua largura (perpendicular ao plano do papel) é W e sua altura é H. O arranjo das camadas dessa parede é mostrado na figura acima. Não há perdas de calor significativas pelas superfícies superior e inferior, de tal forma que o fluxo de calor através da parede pode ser considerado unidimensional, na direção x. Considerando a situação acima descrita e os conceitos pertinentes à transferência de calor, julgue os itens que se seguem.

Se, nas adjacências das camadas 2 e 3 da parede, houver um escoamento de ar à temperatura constante conhecida e cujo coeficiente médio de transferência de calor por convecção seja , a resistência térmica global do sistema será a soma da resistência térmica da parede com a resistência térmica convectiva associada ao escoamento, dada por , em que é a área total da parede em contato com o escoamento.

#Questão 367494 - Engenharia Aeronáutica, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2009, ANAC, Especialista em Regulação de Aviação Civil (Àrea 1)

Considerando os princípios da transferência de calor, julgue os itens seguintes.

O envolvimento de uma tubulação metálica de raio constante que conduz água quente por um material de condutividade térmica menor que a do material da tubulação sempre favorecerá a manutenção da temperatura da água que escoa através dessa tubulação.

#Questão 367496 - Engenharia Aeronáutica, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2009, ANAC, Especialista em Regulação de Aviação Civil (Àrea 1)

Considerando os princípios da transferência de calor, julgue os itens seguintes.

Aletas ou superfícies expandidas são extensões geométricas feitas nas superfícies de diversos dispositivos cuja finalidade é a remoção de calor destes. Para isso, o material utilizado na construção das aletas deve ter necessariamente condutividade térmica menor que a do material da superfície dos dispositivos.

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