Listagem de Questões Concurso ANA
Considerando as normas brasileiras de auditoria interna, julgue os itens que se seguem.
Em função de o auditor externo passar pouco tempo dentro da empresa, surgiu a auditoria interna, com maior grau de profundidade, visando, inclusive, áreas da empresa como o sistema de controle de qualidade e a administração de pessoal. O auditor interno, que é empregado da empresa, deve executar com independência a auditoria contábil e operacional.
A auditoria interna deve exercer uma avaliação independente da adequação e eficácia do sistema de controle interno de uma organização, com o objetivo de certificar que os controles vão otimizar o uso dos recursos.
No planejamento da auditoria interna, devem-se considerar fatores relevantes na execução dos trabalhos como a natureza, a oportunidade e a extensão dos procedimentos de auditoria; porém, o uso do trabalho de especialistas somente deve ser adotado em auditorias externa.
Considere que uma empresa perdeu uma causa trabalhista na justiça que envolve grande vulto e a administração da empresa não tomou conhecimento antecipado dessa situação. Nesse caso, a falha foi do controle interno e não da auditoria interna, considerando que tal situação envolve, sobretudo, o setor jurídico da empresa, que é acompanhado pelo controle interno.
O relatório é o documento pelo qual a auditoria interna apresenta, a quem tenha solicitado, o resultado dos seus trabalhos, e deve abordar aspectos como limitações e evidências encontradas. Caso haja necessidade, é possível emitir relatório parcial.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}