Questões Concurso Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA)

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA)

Uma equipe municipal de vigilância de doenças de transmissão alimentar foi notificada sobre um surto de doença diarréica aguda ocorrido durante um evento do qual participaram 600 pessoas. A equipe de vigilância iniciou investigação epidemiológica, utilizando o método de coorte retrospectivo com os objetivos de identificar a fonte do surto e o agente causal e de estabelecer condutas para o controle do surto.

Com base na situação hipotética apresentada, julgue os itens a seguir.

A coleta e o exame dos alimentos servidos no evento é uma etapa dispensável na investigação, já que a conclusão em relação à fonte do surto deve levar em consideração as associações epidemiológicas entre o tipo de alimento e o número de casos.

Em um município com 40.000 habitantes, no primeiro trimestre de 2004, foi registrado um número superior ao esperado de casos de uma doença transmissível, aguda, com alta letalidade, que apresenta registro sistemático e contínuo dos casos ocorridos na comunidade nos últimos 10 anos. A incidência mensal do agravo em questão foi de 2 por 10.000 habitantes e a letalidade, de 50%. Utilizando uma amostra aleatória e representativa da população, a equipe de saúde demonstrou que, durante o período de 3 meses de duração da epidemia, para cada indivíduo com a doença, 10 indivíduos adquiriram a infecção e permaneceram assintomáticos.

Considerando a situação hipotética descrita, julgue os seguintes itens.

Para determinar que a freqüência de ocorrência da doença era maior que a esperada, a equipe de saúde teve de construir um diagrama de controle utilizando as medidas de tendência central e as medidas de dispersão que mais se adequavam à raridade do agravo.

No que se refere aos sistemas de gerenciamento em saúde, às políticas de saúde e aos esquemas de regulação econômica do setor farmacêutico no Brasil, julgue os itens subseqüentes.

A Cooperação Técnica Descentralizada (CTD), em que o papel da representação da Organização Pan-Americana da Saúde no Brasil (OPAS/OMS) é fundamental, constitui uma forma inovadora de desenvolver as atividades de apoio junto aos estados participantes, contribuindo para estreitar os laços com os estados e com o Ministério da Saúde em projetos compartilhados, excluída, porém, a possibilidade de trabalho junto aos municípios.

No que se refere aos sistemas de gerenciamento em saúde, às políticas de saúde e aos esquemas de regulação econômica do setor farmacêutico no Brasil, julgue os itens subseqüentes.

A prática de consorciamento intermunicipal na área de saúde, por contornar os problemas de economias de escala, inerentes à produção de determinados serviços de saúde, permitiu aos municípios facilitarem o acesso da população a consultas e exames especializados a custos menores, agilizarem e implementarem as ações, reordenarem o sistema de referência e contra-referência, racionalizarem o uso dos recursos. Como conseqüência, houve redução na ociosidade dos equipamentos, ampliação na oferta e acesso à tecnologia, estruturação da rede básica e redução da demanda para os grandes centros, evitando-se, assim, o deslocamento de usuários para fins de atendimento hospitalar.

No que se refere aos sistemas de gerenciamento em saúde, às políticas de saúde e aos esquemas de regulação econômica do setor farmacêutico no Brasil, julgue os itens subseqüentes.

No Brasil, entre 1994 e 2002, a participação dos recursos destinados à atenção básica, no orçamento da saúde, declinou, de forma sistemática, principalmente quando comparada à parcela gasta com os serviços de atendimento de média e alta complexidade.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis