Questões Concurso Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) (2ª edição)

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) (2ª edição)

A figura I apresentada acima mostra o diagrama de blocos simplificado de um receptor de rádio AM ou FM. Nesse tipo de receptor, a frequência intermediária (FI) padrão é de 455 kHz, em receptores AM, e de 10,7 MHz, em receptores FM. As figuras II e III apresentam, respectivamente, as curvas de resposta em frequência A1(f) e A2(f) de dois elementos ou estágios do receptor. A partir dessas informações, julgue os itens subsequentes, relativos a esse receptor.

Se o receptor em questão for de um rádio FM, então, para que ele receba o sinal de uma emissora cuja frequência de transmissão seja de 96,1 MHz, o filtro de RF deverá ser sintonizado nessa frequência e o oscilador local deverá gerar uma onda senoidal com frequência de 96,1 MHz.

Julgue os itens de 65 a 68, acerca de técnicas de modulação analógica.

Em um sinal AM com índice de modulação igual ou inferior a 1, as bandas laterais contêm, normalmente, menos de 50% da potência transmitida, enquanto que, em um sinal DSB-SC, toda a potência transmitida está nas bandas laterais. Por isso, o desempenho na presença de ruído da técnica DSB-SC pode ser superior ao da técnica AM. A desvantagem da técnica DSB-SC é que ela requer demodulador coerente.

Julgue os itens de 65 a 68, acerca de técnicas de modulação analógica.

Se a largura espectral de um sinal FM for de 200 kHz e o sinal modulante de banda básica que ele transporta tiver largura espectral de 20 kHz, é correto afirmar que esse sinal FM terá desvio máximo de frequência de 100 kHz.

Julgue os itens de 65 a 68, acerca de técnicas de modulação analógica.

Entre as técnicas de modulação analógica AM, DSB-SC, VSB, SSB e FM, a que propicia um uso mais eficiente do espectro radioelétrico é a técnica SSB, enquanto que a técnica FM é a pior delas nesse quesito.

As técnicas QPSK, 8-PSK e M-QAM  estão entre as técnicas de modulação mais utilizadas. Julgue os itens a seguir, acerca de características e aplicações dessas técnicas de modulação.

Entre as técnicas listadas, QPSK é a que propicia menor eficiência espectral, contudo é delas a mais robusta na presença do ruído e, por isso, é indicada para aplicações que utilizem canais de transmissão com baixa razão sinal-ruído.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis