Questões Concurso ADAGRI/CE

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso ADAGRI/CE

Os altos custos ambientais e econômicos derivados do uso de agroquímicos para o controle de doenças de plantas, têm levado cada vez mais pesquisadores a dedicarem-se ao estudo de métodos alternativos que apresentem menor risco à saúde humana e menor impacto ambiental. Dentre estes, destacam-se os microrganismos antagonistas cujos mecanismos de ação podem ser classificados em:

Dentre os microrganismos indicados para o controle biológico de doenças, encontram-se fungos do gênero Trichoderma spp., Gliocladium, Chaetomium e as bactérias do gênero Bacilus subtilis e Pseudomonas fluorescens. O conhecimento dos mecanismos de ação destes agentes é essencial no estabelecimento de estratégias racionais de controle que visam à integração de métodos químicos e biológicos no combate a doenças de plantas. Além dos mecanismos básicos de antagonismo, os fungos e bactérias usados no controle biológico de doenças deverão ser:

Em Fitopatologia, epidemia pode ser definida como a ocorrência de uma doença em determinada área geográfica, afetando simultaneamente inúmeras plantas e causando sérios prejuízos. O aumento da doença numa população de plantas em intensidade e/ou extensão, é influenciado por fatores do hospedeiro, do patógeno, do ambiente. Algumas condições que favorecem o desenvolvimento de epidemias de doenças de plantas são:

A quantificação de doenças de plantas é indispensável para o estudo de medidas de controle, caracterização da resistência varietal, construção de curvas de progresso da doença e estimativas dos danos provocados. Dentre os métodos de quantificação de doenças de plantas encontram-se as estimativas da incidência e da severidade. Marque a opção que indica as doenças que podem ser quantificadas através da incidência.

O ataque por microrganismos é, provavelmente, a causa mais séria de perdas pós-colheita de produtos perecíveis, reduzindo a qualidade dos mesmos. Tais perdas são importantes tanto do ponto de vista econômico como nutricional, constituindo um problema que a agricultura moderna, em que pese a tecnologia disponível, ainda não conseguiu eliminar. Os patógenos mais comumente associados a frutos em pós-colheita são:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis