Listagem de Questões Concurso ABDI
Assinale a alternativa que se justifica pelo texto.
O texto acima é literário, porque sua linguagem tem função poética.
A Educação Inclusiva pode levar à humanização da sociedade.
Alunos com NEE são beneficiados por serem capazes de atos solidários.
Os profissionais de educação devem ter desafios constantes em relação à Educação Inclusiva.
Há dois parágrafos no texto acima; o primeiro tem cunho literário e o segundo, não literário.
Assinale a alternativa correta, em relação ao texto.
No que diz respeito à educação:
a escolaridade dos pais não influencia no desempenho escolar dos filhos.
para crianças de 3 a 7 anos a escolaridade está associada a bons livros.
mais que a escolaridade paterna, o que influencia positivamente é a existência de uma biblioteca familiar.
está comprovado que alunos sem uma biblioteca familiar não têm condições de obter bons resultados escolares.
Assinale a alternativa correta.
A escrita é ato abstrato e individual das pessoas que se apropriam da língua comum e lhe imprimem um estilo particular de expressão.
Níveis de linguagem são os modos variados com que o indivíduo escreve de acordo com o meio sociocultural em que ele vive.
Referente é um sistema de signos convencionais que permite dar à informação emitida uma interpretação adequada.
A frase: “O aluno custou entender aquele conteúdo de gramática” não fere os princípios da regência verbal.
Desenhos, gestos, sons, cores, cheiros, onomatopeias são formas de linguagem.
A língua tem sempre uma série de recursos linguísticos que permitem dizer a mesma mensagem com estruturas diferentes.
Considerando essa afirmativa, assinale a alternativa em que, entre parênteses, está corretamente analisado o recurso utilizado para produzir a mesma mensagem nas duas frases apresentadas.
1. “O aluno que estuda vence.” 2. “O aluno estudioso vence”. (substituição da oração adverbial pelo adjunto adverbial ou vice-versa)
1. “Não saiu por causa da chuva”. 2. “Não saiu porque chovia”. (substituição da oração adjetiva por um adjetivo correspondente ou vice-versa)
1. “O presidente assinou o decreto”. 2. “O decreto foi assinado pelo presidente”. (transposição dos termos da frase)
1. “Embora tivesse lido o texto, não respondeu às questões”. 2. “Mesmo tendo lido o livro, não respondeu às questões”. (polissemia das preposições)
1. “Não mais se fabricam armas quando se deseja a paz”. 2. “Quando se deseja a paz, não mais se fabricam armas”. (ênfase na ideia principal ou na subordinada)
Assinale a alternativa gramaticalmente correta.
Em “tornando-se mais compreensivos, tolerantes e confiantes” poderia ocorrer mesóclise.
Em “torna-se um grande benefício” ocorre próclise.
Em “se adaptar a metodologias diferenciadas” não ocorre crase porque a palavra sublinhada é apenas um artigo indefinido.
Em “para atender a uma diversidade maior de alunos” a palavra sublinhada poderia receber acento de crase (acento facultativo).
Em “tendo que se adaptar a metodologias diferenciadas” o pronome poderia estar posposto ao verbo no infinitivo.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}