Questões de Zootecnia da COPS UEL

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Zootecnia da COPS UEL

Pela composição química do caroço de algodão, da soja e do trigo em grãos e de seus co-derivados para uso na alimentação animal, pode-se afirmar que:

I. O uso de grãos de soja nas rações de ruminantes deve ser limitado pelas altas concentrações de óleo, pois, este, em altos níveis, provoca liberação excessiva de energia para os microrganismos de rúmen, o que reduz a digestão da celulose.

II. Baixa atividade ureática nos grãos de soja ou no farelo de soja indica que os mesmos foram adequadamente tostados apresentando, conseqüentemente, baixas concentrações de fatores antitrípticos.

III. O fator antitríptico da soja e o gossipol no caroço de algodão são os principais fatores limitantes para os animais monogástricos.

IV. Nas rações com alta energia, deve-se usar maiores quantidades possíveis de farelo de trigo, porque este é um alimento com altos teores de proteína bruta e baixos teores de fibra bruta.

Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas:

Analise as afirmativas seguintes sobre o uso da uréia na alimentação animal.

I. A economia de proteína verdadeira e a minimização do custo de um sistema produtivo são os principais fatores que levam à utilização do nitrogênio-não-protéico na alimentação dos animais ruminantes.

II. Para que os microrganismos utilizem o nitrogênio-não-protéico na síntese de proteína bruta microbiana, há necessidade de disponibilidade de cetoácidos que são provenientes, em sua maior parte, da fermentação dos polissacarídeos presentes nas dietas dos animais ruminantes.

III. Bezerros com sete meses de idade, desmamados precocemente, não podem receber uréia em suas dietas porque exigem maiores quantidades de proteína verdadeira para síntese de músculos e apresentam menores eficiências de digestão e de absorção.

IV. A biodisponibilidade de enxofre e sua relação com nitrogênio total da dieta não tem influência sobre a utilização do nitrogênio-não-protéico.

Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas:

Uma ração concentrada com 16% de proteína bruta composta de milho triturado, sorgo triturado, farelo de soja, farelo de girassol, fosfato bicálcico, calcário, premix mineral, premix vitamínico e sal comum e, sabendo-se que: o sorgo substitui 25% do milho e que a fórmula final da ração deve conter 10% de farelo de girassol, 0,35% de fosfato bicálcico, 0,65% de calcário, 0,01% de premix mineral, 0,05%% de vitamínico e 0,35% de sal comum. A partir da composição química em proteína bruta de 9,3%, 11,0%, 45,0% e 49,5%, respectivamente para o milho, sorgo, farelo de soja e farelo de girassol, sendo que os demais não têm proteína, a fórmula final deverá ter, respectivamente, de milho, sorgo e farelo de soja:

Sobre a conservação de forragens, considere as afirmativas a seguir.

I. A recomendação geral é que a planta de milho deva ser colhida nos intervalos de 30 a 35% de MS para confecção de silagens. Teores de MS abaixo de 30% estariam relacionados com menor produção de MS, perdas de matéria seca por lixiviação, baixa qualidade da silagem e redução no consumo por animais.

II. Os teores de 30 a 35% são obtidos nas plantas de milho no momento em que a consistência dos grãos estiver variando entre o estádio pastoso e o farináceo duro, o que corresponde à visualização da linha de leite entre 1/3 e 2/3.

III. Tradicionalmente o material mais utilizado para ensilagem é a planta de milho, devido a sua composição bromatológica preencher os requisitos para confecção de uma boa silagem como: teor de matéria seca (MS) entre 30% a 35%, e no máximo de 1,5% de carboidratos solúveis na matéria original, alto poder tampão e por proporcionar uma boa fermentação microbiana.

IV. Os teores de 40 a 45% são obtidos nas plantas de milho no momento em que a consistência dos grãos estiver variando entre o estádio pastoso e o farináceo duro, o que corresponde à visualização da linha de leite entre 1/4 e 1/2.

Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas:

Você é o gerente de um frigorífico de bovinos e recebe uma encomenda de 5.000 kg do músculo Longíssimus dorsi para ser exportado para um determinado país. Qual o número de bovinos que deverão ser abatidos para que se possa atender este importador, considerando que:

  • Peso médio dos bovinos a serem abatidos é de 500 kg.
  • Rendimento de carcaça quente deste lote de animais é de 56%.
  • Rendimento de carcaça fria deste lote de animais é de 54%.
  • A carcaça bovina é subdividida primariamente em: traseiro, dianteiro e ponta de agulha, cujos rendimentos médios são: 45, 42 e 13%, respectivamente.
  • Rendimento médio do músculo Longíssimus dorsi em sua respectiva subdivisão primária é de 10%.
  • Para facilitar os cálculos, não serão consideradas as quebras que normalmente ocorrem durante o processo de abate e corte das partes das carcaças e os valores citados não são exatamente os que normalmente são encontrados pela indústria.

Assinale a alternativa correta:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis