Questões de Vigilância Sanitária / Política de Saúde / Serviço Único de Saúde - SUS da AEDB

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Vigilância Sanitária / Política de Saúde / Serviço Único de Saúde - SUS da AEDB

A Resolução CONAMA Nº 358, de 29 de abril de 2005, normatiza critérios mínimos para a disposição final de "resíduos de serviços de saúde", orientando a sua deposição, a escolha e a manutenção do local para a deposição. Assinale a alternativa que indica corretamente as orientações dessa normativa.

Observe as afirmações abaixo:

I- As hortaliças, em especial as folhosas, são responsáveis por veicular inúmeros agentes patogênicos para seres humanos. A falta de higienização adequada no trato com hortaliças, antes do consumo humano, possibilita a transmissão de doenças como as parasitoses intestinais e hepatite A.

II- A Doença de Chagas é uma doença causada pelo Trypanosoma cruzzi e transmitida pelo barbeiro (vetores triatomíneos) através de suas fezes. Além da forma de contaminação mais freqüente causada pela picada do barbeiro, uma outra forma possível é a ingestão de alimentos contaminados com as fezes dos triatomíneos.

III- O clima tropical favorece a propagação de bactérias nos alimentos perecíveis em nosso país, dificultando seriamente a sua conservação. No caso do leite é recomendável o uso de substâncias químicas conservantes para atenuar esse problema.

IV- A presença de bolores em alimentos pode indicar risco à saúde do consumidor devido à possibilidade de produção de micotoxinas por esses micro-organismos, entretanto, o processamento térmico desses alimentos fornece total segurança em relação à destruição das toxinas.

V- Os estabelecimentos que manipulam produtos de origem animal devem dispor de forro de material adequado, em todas as dependências onde se realizem trabalhos de recebimento, manipulação e preparo de matérias primas e produtos comestíveis.

Assinale a alternativa correta:

Os roedores são reservatórios de inúmeros agentes patogênicos transmissíveis a seres humanos. Assinale a alternativa que indica, corretamente, a doença transmitida por roedores que é denominada doença do rato.

Observe as afirmações abaixo:

I- Os roedores são reservatórios de inúmeros agentes patogênicos transmissíveis a seres humanos. A doença transmitida por roedores que é denominada doença do rato é a Leptospirose.

II- Entre os animais sinantrópicos, os pombos têm ocupado um papel de destaque pela sua alta taxa de reprodução e pela facilidade para adaptar-se em qualquer tipo de abrigo. Esse fenômeno se deve, entre outras causas, à destruição de ecossistemas silvestres, aliada à grande disponibilidade de alimento e facilidade de abrigo nas cidades.

III- A Cisticercose animal (Taenia sp) tem retornado de maneira preocupante em algumas regiões de nosso país, principalmente no rebanho bovino, em função da diminuição do uso de vermicidas específicos em rebanhos bovinos.

IV- Os animais domésticos são os principais reservatórios do Toxoplasma gondii, assim como inúmeras são as fontes de infecção e as vias de transmissão para os seres humanos. A via de transmissão de maior risco na sua disseminação é o contato com fezes de felinos.

A Leishmaniose Visceral é uma grave zoonose endêmica no nordeste do Brasil e tem os cães como seu principal reservatório. Sua transmissão se dá por um vetor e vem se propagando por vários estados do Brasil A principal medida para conter essa propagação numa região livre da doença é a eutanásia dos cães, a fim de diminuir o número de reservatórios nessa localidade.

Assinale a alternativa correta:

Os vetores são invertebrados capazes de veicular agentes patogênicos para seres humanos e animais. Entre os principais vetores, a mídia tem destacado alguns carrapatos e mosquitos como responsáveis por surtos de doenças, em certas regiões. Assinale a alternativa que indica corretamente a forma mais eficaz de controle desses vetores.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis