Questões sobre Vigilância Epidemiológica

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Vigilância Epidemiológica

Considerando que se pretende realizar um inquérito para estimar a prevalência de portadores de hepatite viral do tipo B por meio da aferição do antígeno de superfície do vírus e admitindo que a amostra da população na qual será realizado esse inquérito deva representar adequadamente a heterogeneidade do comportamento da doença, segundo a faixa etária e os hábitos dos indivíduos, julgue os itens abaixo.

Se a amostragem for feita adequadamente, os resultados terão validade externa elevada.

Acerca dos objetivos do sistema de vigilância epidemiológica, julgue os itens a seguir.

O teste de hipóteses sobre a etiologia dos agravos monitorados pelo sistema de vigilância só é possível nas situações de epidemia em que a temporalidade dos eventos de interesse é bem documentada.

O controle das doenças transmissíveis baseia-se em intervenções que, atuando sobre um ou mais elos conhecidos da cadeia epidemiológica de transmissão, sejam capazes de vir a interrompê-la. Entretanto, a interação do homem com o meio ambiente é muito complexa, envolvendo fatores desconhecidos ou que podem ter-se modificado no momento em que se desencadeia a ação. Assim sendo, os métodos de intervenção tendem a ser aprimorados ou substituídos, na medida em que novos conhecimentos são aportados, seja por descobertas científicas (terapêuticas, fisiopatogênicas ou epidemiológicas), seja pela observação sistemática do comportamento dos procedimentos de prevenção e controle estabelecidos.

Considerando o texto acima, julgue os itens a seguir, referentes a epidemiologia, vigilância epidemiológica e análise e avaliação de riscos.

Busca ativa de casos é a busca de casos suspeitos, que se dá, de forma permanente ou não, por meio de visitas periódicas do serviço de saúde em áreas silenciosas e na ocorrência de casos em municípios vizinhos.

Considerando o assunto abordado no texto acima, julgue o item que se segue.

O Ministério da Saúde e os técnicos da Secretaria da Saúde do DF acertaram no processo de combate e prevenção da hantavirose ao promoverem ação integrada dos departamentos da vigilância epidemiológica, vigilância sanitária e vigilância ambiental, além da participação efetiva do corpo de bombeiros e da divulgação do máximo de informação levada à comunidade para conscientização das pessoas.

Durante um surto de dengue, as autoridades de saúde desejaram conhecer que tipo de paciente estaria com maior risco de desenvolver as manifestações hemorrágicas da doença. O sistema de vigilância epidemiológica registrou as características clínicas e demográficas dos pacientes internados no último ano com suspeita de dengue nos hospitais de maior complexidade. As autoridades de saúde decidiram realizar um estudo desse cenário para definir a questão.

Diante dessa situação hipotética, julgue os itens subseqüentes.

A validade interna de um estudo restrito à população de pacientes com dengue que necessitaram de internação hospitalar, no caso considerado, é, sem dúvida, elevada.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis