Questões sobre Diagnóstico por Imagem

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Diagnóstico por Imagem

#Questão 1129087 - Veterinária, Diagnóstico por Imagem, UFCG, 2025, UFCG, Médico Veterinário – Área Diagnóstico por Imagem

A radiografia de tórax é bastante utilizada na rotina clínica para afecções pulmonares. Em sua maioria, as doenças levam a um aumento da radiopacidade pulmonar, e entre os compartimentos mais afetados, o intersticial é bastante acometido. Na prática, frequentemente os padrões pulmonares estão associados a outro(s) padrã(ões) que caracterizam um padrão misto. O padrão intersticial não estruturado, ocasionado por doença, normalmente precede o padrão alveolar e deve ser diferenciado do resultante de senilidade. Marque a alternativa CORRETA nas questões abaixo que caracteriza um padrão intersticial não estruturado: 

#Questão 1129088 - Veterinária, Diagnóstico por Imagem, UFCG, 2025, UFCG, Médico Veterinário – Área Diagnóstico por Imagem

Geralmente é difícil a identificação dos segmentos duodenais e possíveis anormalidades nas radiografias abdominais, a menos que contenham gás. Então, a presença de gás no duodeno e o nível de distribuição de gás ao longo do seu segmento, é de extrema importância. Um estudo (Hart; Berry, 2014), que é bastante utilizado na prática, comprovou que a ordem das projeções radiográficas pode influenciar no detalhamento do duodeno. Isto faz toda a diferença num setor de diagnóstico por imagem, em que um radiologista irá auxiliar nas projeções radiográficas e aumentar as taxas de acerto diagnóstico nos casos de anormalidades no sistema digestório.

Considerando o texto, avalie as proposições a seguir:

I - No estudo, os resultados mostraram que os cães colocados pela primeira vez em decúbito lateral esquerdo foram significativamente mais propensos a ter gás duodenal nas projeções radiográficas ventrodorsal e lateral direita subsequentes, em comparação com os cães colocados pela primeira vez em decúbito lateral direito.
II - No estudo, os resultados mostraram que os cães colocados pela primeira vez em decúbito lateral direito foram significativamente mais propensos a ter gás duodenal nas projeções radiográficas ventrodorsal e lateral esquerda subsequentes, em comparação com os cães colocados pela primeira vez em decúbito lateral esquerdo.
III - Este estudo enfatiza o benefício do uso de projeções abdominais ventrodorsais iniciais, antes de outras incidências, para avaliação subsequente do duodeno.

A partir das proposições, é CORRETO concluir o que se afirma em:

#Questão 1129089 - Veterinária, Diagnóstico por Imagem, UFCG, 2025, UFCG, Médico Veterinário – Área Diagnóstico por Imagem

Casos de fraturas em pequenos animas são comuns na rotina de um radiologista, e a diferenciação entre o completo reparo ósseo e possíveis complicações da consolidação é fundamental no prognóstico do tratamento. Assim, foram observados na diáfise de um úmero direito de um cão adulto, uma formação abundante de calo ósseo, mas ainda com uma linha de fratura, sem ponte óssea e deixando as extremidades ósseas fraturadas lisas, mais largas, escleróticas e arredondadas. Marque a alternativa CORRETA desta complicação da consolidação óssea, que geralmente é ocasionada pelo excesso de movimentação no local da fratura, que é denominada do tipo:

#Questão 1129090 - Veterinária, Diagnóstico por Imagem, UFCG, 2025, UFCG, Médico Veterinário – Área Diagnóstico por Imagem

Na rinite destrutiva por Aspergilose em cães, onde esta tende a ser unilateral na cavidade nasal, uma possibilidade de ver seu aspecto de lise óssea de cornetos é pela radiografia simples. O posicionamento correto evita sobreposições e permite uma maior acurácia na investigação de lesões em cavidades nasais. Em radiografia de cães, o posicionamento anatômico CORRETO que melhor pode delimitar estas lesões em cavidades nasais são:

#Questão 1129091 - Veterinária, Diagnóstico por Imagem, UFCG, 2025, UFCG, Médico Veterinário – Área Diagnóstico por Imagem

A dopplerfluxometria é um estudo não invasivo da hemodinâmica corporal, utilizado em animais em que podemos notar a presença, velocidade e direção do fluxo sanguíneo em diferentes órgãos. Na técnica doppler colorido foi padronizado que o fluxo sanguíneo em direção ao transdutor é colorido de vermelho, já na direção contrária, é colorido de azul. No fígado dentro da normalidade, é importante saber o direcionamento dos vasos que perfundem seu parênquima para poder descartar patologias. Assim, os direcionamentos da veia porta, artéria hepática e veia cava caudal em fígado normal de pequenos animais são:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis