Questões sobre Clínica Cirúrgica e Anestesiologia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Clínica Cirúrgica e Anestesiologia

#Questão 1129124 - Veterinária, Clínica Cirúrgica e Anestesiologia, UFCG, 2025, UFCG, Médico Veterinário – Área Anestesiologia

Um estudo retrospectivo em equinos correlacionou as complicações pós-anestésicas em 1.268 animais. Este estudo constatou que 4,1% apresentaram alguma complicação, dos quais 1% morreram ou foram submetidos à eutanásia. Equinos bem posicionados na mesa cirúrgica têm pressão compartimental das musculaturas dependente (porção inferior) entre 30 e 40 mmHg. Enquanto a pressão transmural precisa ser maior que 30 mmHg para garantir o fluxo na microcirculação muscular. Sobre a miopatia em equinos, assinale a alternativa CORRETA:

#Questão 1129122 - Veterinária, Clínica Cirúrgica e Anestesiologia, UFCG, 2025, UFCG, Médico Veterinário – Área Anestesiologia

A dor é um fenômeno que acomete o período pós-operatório e pode resultar em sofrimento, efeitos adversos ao paciente e deve ser reconhecida e tratada. Com relação a dor e o seu tratamento em cães e gatos, podemos afirmar:

I - Dor aguda é o resultado de um evento traumático, cirúrgico, médico ou infeccioso que começa abruptamente e tem uma duração esperada em relação à sua gravidade. Pode normalmente ser aliviada através da escolha correta de medicamentos analgésicos, mais comumente opioides, agentes antiinflamatórios não esteroidais (AINEs) e técnicas de anestesia local.
II - Dor neuropática é uma dor que surge em consequência direta de uma lesão ou doença do sistema somatossensorial. É um fenômeno mal adaptativo que envolve atividade sensorial ectópica espontânea aberrante, neuroplasticidade, sensibilização periférica e central, modulação inibitória endógena prejudicada e ativação da glia, entre outros.
III - Hiperalgesia é uma condição em que estímulos que normalmente não provocariam dor, são percebidos como dolorosos.
IV - São exemplos de analgésicos opioides agonistas μ (mu): morfina, meperidina, metadona, fentanil, remifentanil e nalbufina.
V - Medicamentos adjuvantes não são considerados analgésicos “isoladamente”, mas podem ser incorporados em um protocolo de manejo da dor em conjunto com opioides, AINEs e anestésicos locais, ou como substituto, quando há contraindicação a uma das classes de analgésicos citados.

É CORRETO concluir o que se afirma em

#Questão 1129125 - Veterinária, Clínica Cirúrgica e Anestesiologia, UFCG, 2025, UFCG, Médico Veterinário – Área Anestesiologia

A ressuscitação cardiopulmonar (RCP) é o único método prático que demonstrou conseguir o retorno da circulação espontânea no contexto clínico veterinário para cães e gatos que sofrem uma parada cardiopulmonar (PCP). As primeiras diretrizes do consenso baseadas em provas sobre RCP veterinária foram desenvolvidas pela Campanha de reavaliação da reanimação veterinária (RECOVER), foram publicadas em 2012, e atualizadas em 2024. De acordo com as novas diretrizes assinale a alternativa CORRETA:

#Questão 1129126 - Veterinária, Clínica Cirúrgica e Anestesiologia, UFCG, 2025, UFCG, Médico Veterinário – Área Anestesiologia

O etomidato é um agente anestésico comumente utilizado para indução anestésica em pacientes com instabilidade cardiovascular. Em relação ao uso do etomidato em cães, assinale a alternativa CORRETA:

#Questão 1129127 - Veterinária, Clínica Cirúrgica e Anestesiologia, UFCG, 2025, UFCG, Médico Veterinário – Área Anestesiologia

Um cão encontra-se em um procedimento cirúrgico sendo mantido em anestesia geral com agentes inalatórios. Estando o paciente no 2 plano do III estágio de Guedel, nesse estágio e plano, qual o sinal abaixo seria observado?

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis