Listagem de Questões sobre Geral
A partir dos textos acima apresentados, que se referem aos propósitos do planejamento estratégico, julgue os itens de 1 a 8.
Caso seja elaborado um plano estratégico de desenvolvimento turístico na região de Parintins, no Amazonas, esse plano estratégico pode ser considerado um instrumento fundamental para determinar e selecionar prioridades para a evolução da atividade turística, possibilitando a definição de dimensões que estimulem ou restrinjam o desenvolvimento local ou regional.
Assinale a opção correta acerca do planejamento para o turismo.
É importante, porém, pouco eficiente, na medida em que não se aplica a alguns segmentos do turismo.
Permite a criação de cenário desejável, evita situações indesejáveis e possibilita a adaptação ao inesperado.
Permite a adaptação a novas situações, possibilita a criação de situações desejáveis e de situações inesperadas.
É pouco importante, pois o turismo é uma atividade extremamente dinâmica em que nenhum tipo de planejamento pode funcionar.
Para que uma cidade esteja preparada para abrigar diversificados tipos de eventos, ela deve atender a uma gama variada de exigências que irão torná-la mais ou menos competitiva em relação a outros destinos. Com relação a isso, qual dos itens abaixo apresenta, de forma mais completa, tais exigências.
vias de acesso para transporte aéreo e rodoviário; parque hoteleiro, em quantidade e qualidade, com taxas competitivas; equipamentos e serviços básicos.
boas vias de acesso para transporte aéreo, rodoviário e fluvial; parque hoteleiro, em quantidade e qualidade, com taxas reduzidas; equipamentos e serviços turísticos.
boas vias de acesso para transporte aéreo, rodoviário e fluvial; parque hoteleiro, em quantidade e qualidade, com taxas competitivas; equipamentos e serviços básicos e turísticos apropriados; profissionais especializados e treinados para atuarem em eventos.
boas vias de acesso para transporte rodoviário e fluvial; parque hoteleiro, principalmente com qualidade; diversidade de estabelecimentos comerciais e serviços turísticos especializados.
As festas populares, eventos locais que desencadeiam fluxos migratórios temporários, são espaços privilegiados para a
promoção de atrativos que dispensam qualquer tipo de organização prévia para oferecer aos visitantes momentos descontraídos.
geração de renda, que deve ser integralmente revertida para o evento para garantir sua manutenção visando o melhor atendimento ao público externo.
divulgação e expressão da identidade, valores socioculturais e simbólicos e para a geração de renda, bem como para a manutenção da tradição local e para a revitalização dos costumes populares dos nativos.
divulgação da cultura local para visitantes da mesma região que não possuem recursos para se deslocar para outras regiões, não necessitando assim de planejamento prévio.
A estratégia de marketing mais adequada para o desenvolvimento do turismo em âmbito nacional e internacional consiste na adaptação sistêmica e coordenada das políticas das empresas
privadas de turismo, no plano regional, nacional e internacional, para satisfazer às necessidades dos consumidores e gerar lucros.
públicas de turismo, no plano local, regional e nacional, para satisfazer às necessidades dos consumidores e gerar lucros adequados.
públicas e privadas de turismo, no plano local, regional, nacional e internacional, para satisfazer às necessidades dos consumidores e gerar lucros adequados.
públicas e privadas de turismo, apenas no plano nacional e internacional, para satisfazer às necessidades dos consumidores e gerar o máximo de lucro.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}