Questões sobre Mecânica

Localiza-se entre o volante do motor e o eixo primário da caixa de câmbio. É um dispositivo destinado a efetuar o acoplamento entre estas para que a potência do motor seja transmitida à caixa de câmbio:

  • A.

    Caixa de Direção;

  • B.

    Embreagem;

  • C.

    Trem dianteiro;

  • D.

    Diferencial.

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Trânsito e Serviço de Transporte - Mecânica - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2011 - Petrobras - Técnico em Logística de Transporte Júnior

Existe um fator de grande importância a ser considerado no que diz respeito à estabilidade de veículos transportadores de carga. Trata-se de uma ação lateral sobre o equipamento que pode levá-lo a tombar. Esse fator de instabilidade é a(o)

  • A.

    desaceleração.

  • B.

    força centrípeta.

  • C.

    força centrífuga.

  • D.

    atrito.

  • E.

    movimento circular.

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Os veículos de transporte de cargas, como caminhões com reboque, que utilizam o sistema pneumático de freios, têm por característica o(a)

  • A.

    acionamento do circuito de freios do reboque algumas frações de segundo antes dos freios do caminhão trator.

  • B.

    acionamento intermitente das luzes de freio sempre que o sistema de freios for acionado em parada repentina do equipamento de transporte.

  • C.

    toque curto automático da buzina, em acompanhamento ao acionamento do pedal de freio, no caso de parada repentina.

  • D.

    travamento imediato e simultâneo das rodas do caminhão trator e do reboque quando for acionado o pedal de freio.

  • E.

    emissão de ruído característico de fuga de ar comprimido, conjugado com o acendimento das luzes de freio, sempre que o mesmo for acionado.

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Um dos tipos de sistemas de freios utilizados em veículos de transporte de cargas é o pneumático. São características desse sistema:

  • A.

    considerável esforço exigido do condutor para a redução de velocidade do veículo quando carregado; utilização do ar comprimido na manutenção da pressão de pneus; acionamento dos limpadores de para- brisas.

  • B.

    derrame de grande quantidade de óleo a cada vez que ocorre a desconecção das mangueiras de freio dos reboques; baixo custo de manutenção no que diz respeito a peças; elevado nível de qualificação para operação.

  • C.

    facilidade de acoplamento ao sistema hidráulico, com mínimo volume de óleo derramado durante a operação; ação imediata sobre as rodas; cuidados em sua utilização para evitar travamento das rodas.

  • D.

    manutenção de elevado nível técnico; ocorrência de dano provocado por impactos nas tubulações com o veículo em movimento; grande eficiência quando se aplica a veículos pesados.

  • E.

    pouca exigência de manutenção; robustez e confiabilidade; utilização em caminhões com carretas rebocadas por evitar derramamento de óleo ao se desconectarem as mangueiras de freio dos reboques.

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O sistema de freios hidráulicos é usado em caminhões leves e pick-ups, geralmente assistido ou reforçado pelos freios a vácuo ou a depressão. Quais partes desse sistema são responsáveis por empurrar lonas e/ou pastilhas de freio contra cubos e/ou discos de freio para frear os veículos?

  • A.

    O pedal, ao lado do pedal de embreagem e do freio de mão.

  • B.

    Os pistões dos cilindros dos freios, conhecidos como burrinhos.

  • C.

    Os tambores de freio, acionados pelo comando elétrico de pressão hidráulica.

  • D.

    As molas de acionamento final dos freios, denominadas molas de frenagem.

  • E.

    As tubulações de óleo de freio, dotadas de válvulas para alívio de pressão.

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A direção hidráulica é um recurso cada vez mais utilizado na construção de veículos de transporte rodoviário de cargas, gerando redução de cansaço dos condutores, entre outros benefícios. O projeto desse componente se baseia na(o)

  • A.

    amplitude do raio de giro da carreta nas manobras em pátios pequenos.

  • B.

    capacidade dos mecanismos hidráulicos de multiplicar os esforços.

  • C.

    redução de custos gerais para a construção do equipamento de transporte.

  • D.

    conhecimento pelo motorista da estrada a ser percorrida para a entrega.

  • E.

    tempo gasto para a manutenção preventiva anual.

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Uma das anomalias comuns que ocorrem na lubrificação de motores a diesel em veículos transportadores de carga é a(o)

  • A.

    distribuição irregular do óleo de freio no circuito de frenagem.

  • B.

    redução da pressão de lubrificação por desgaste de bielas.

  • C.

    sobrecarga na bomba de combustível por superaquecimento.

  • D.

    aumento da distância de frenagem por falha na luz de freio.

  • E.

    mau funcionamento do sistema elétrico conectado ao radiador de óleo.

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A lubrificação adequada de um motor de caminhão a diesel é obtida quando o óleo está à temperatura de 50 °C. Essa condição é conseguida e mantida pelo componente conhecido como

  • A.

    cárter.

  • B.

    condutor.

  • C.

    distribuidor.

  • D.

    virabrequim.

  • E.

    radiador de óleo.

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Os componentes do motor a combustão interna, conhecidos como anéis de segmento, são fabricados em ferro doce ou em aço. As funções desses componentes são

  • A.

    assegurar a vedação do pistão e raspar o excedente de óleo.

  • B.

    facilitar o giro inicial do motor e envolver a câmara de combustão.

  • C.

    impedir a batida de pino e lubrificar o pistão.

  • D.

    lubrificar o pistão e vedar o alternador do contato com o óleo.

  • E.

    regular a potência do motor e produzir a força especificada.

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Na primeira fase do ciclo térmico Diesel, ocorre a(o)

  • A.

    admissão de ar puro em quantidade máxima.

  • B.

    expulsão dos gases para reinício do processo.

  • C.

    pulverização do combustível para a reação adequada.

  • D.

    refrigeração do cilindro de combustão.

  • E.

    início do movimento do veículo pelo motor.

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