Questões de Trânsito e Serviço de Transporte

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Listagem de Questões de Trânsito e Serviço de Transporte

O conhecimento dos princípios básicos das trações dos trens, dos tipos de locomotivas, do cálculo da lotação dos trens, da sua frenagem, suas características do material rodante, bem como da dinâmica da circulação dos trens, é fundamental para o planejamento da operação ferroviária. A respeito da operação e de material rodante para transporte ferroviário, julgue os próximos itens.

A resistência do trem, que atua na área frontal da locomotiva, é o conjunto de forças que se opõem ao movimento dos veículos ferroviários quando eles se deslocam sobre a via férrea.

Acerca de aspectos diversos relacionados a materiais de construção a serem utilizados em obras, julgue os itens que se seguem.

Para que sejam obtidos agregados com a curva granulométrica necessária ao perfeito desempenho do concreto betuminoso, misturam-se, em proporções calculadas, frações de diferentes graduações, incluindo-se o fíler, cuja porcentagem é muito importante, em clima frio, para evitar o defeito de endurecimento e posterior destruição dos concretos asfálticos em dias de baixa temperatura.

Os trabalhos para construções de obras rodoviárias, ferroviárias e aquaviárias iniciam-se por meio de estudos de planejamento de transporte, seguidos pelas fases de reconhecimento, exploração e projetos. Com relação a esses estudos, julgue os itens seguintes.

Os trabalhos para construções de obras rodoviárias, ferroviárias e aquaviárias iniciam-se por meio de estudos de planejamento de transporte, seguidos pelas fases de reconhecimento, exploração e projetos. Com relação a esses estudos, julgue os itens seguintes.

A Resolução do CONAMA n.º 237/1997, que trata de obras relacionadas a projetos de transportes, dispõe acerca da necessidade de licenças ambientais para a realização dessas obras. A respeito de avaliação ambiental de projetos de transporte, julgue os itens a seguir.

Os métodos de avaliação de impactos ambientais podem ser divididos em dois grupos: econômicos e quantitativos.

No contexto de uma avaliação econômica de projetos de transporte, um projeto pode ser considerado de interesse para a sociedade ainda que não gere o retorno financeiro exigido pelo investidor privado. Em relação a esse assunto, julgue os itens consecutivos.

Os custos econômicos e financeiros, calculados na avaliação econômica de implantação rodoviária, incluem os custos de construção, conservação, manutenção, infraestrutura operacional da via e os custos operacionais dos veículos, excluindo-se os custos de congestionamentos e de acidentes.

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