Listagem de Questões sobre Geral
Ricardo, com oito anos de idade, sob diagnóstico de paralisia cerebral, apresenta atraso neuropsicomotor decorrente de tal patologia. O paciente possui controle cervical; realiza preensões com ambas as mãos, quando os objetos são colocados próximos as suas mãos; faz uso de cadeiras de rodas; apresenta um quadro de diplegia e aumento de tônus muscular; e mostra-se capaz de seguir os objetos com os olhos, mas quando intenciona pegá-los não consegue devido à imensa incoordenação motora. A mãe relata que Ricardo freqüenta escola especial, mas que, devido à incoordenação motora, o paciente não consegue manipular o computador nas aulas de informática. Relata ainda que a criança muitas vezes coloca-se em isolamento e que já passou por diversas terapias, entre as quais alguns terapeutas utilizaram como recurso o método Bobath.
Com base no estudo de caso acima e em assuntos correlatos, julgue os itens subseqüentes.
Os músculos antagônicos, isto é, que executam movimentos opostos, com a finalidade de manter o equilíbrio muscular e a harmonia do movimento, encontram-se normalmente relaxados. Tais músculos só se contraem na execução não treinada de movimentos de precisão, para bloquear movimentos indesejados, como potências antigravitárias, ou em alguns tipos de distúrbios neuromusculares, como a paralisia cerebral.
No tratamento terapêutico ocupacional de paciente amputado, o enfaixamento do coto deve ser realizado com o objetivo de:
diminuição da dor e propriocepção.
manutenção da amplitude articular e exterocepção.
controle de edema e inibição de reflexos.
controle de edema e exterocepção.
modelagem do coto e controle de edema.
A respeito do desenvolvimento da mão no primeiro ano de vida, pode-se afirmar que:
o reflexo de preensão palmar está sempre presente no recém-nascido e a maturação da mão ocorre no sentido proximal para distal.
a preensão voluntária normal se dá entre os quatro e cinco meses, com oposição do polegar e preensão em pinça.
os dedos do recém-nascido tendem à flexão, inclusive o primeiro dedo que se encontra no cavo palmar durante longos períodos de tempo.
as primeiras tentativas de preensão voluntária começam no decorrer do nono mês com movimentos desordenados.
A Terapia Ativa, descrita por Simon em 1929, retoma o trabalho produtivo para combater a inatividade, organizar o meio manicomial e desenvolver a responsabilidade do doente mental com a proposta do uso de ocupações:
recreacionais, que contribuam para o equilíbrio entre trabalho e lazer.
escalonadas em grau de dificuldade de realização através da divisão de trabalho.
determinadas por efeitos contraditórios permanentes, sendo necessária a reorganização pessoal.
laborativas com enfoque psicossocial, tendo em vista ruptura entre doença e rigidez.
estabelecidas por afetividade na relação terapêutica, levando em conta capacidades remanescentes.
Em crianças espásticas, é comum observar alteração em rotação da escápula, rotação interna e adução do úmero, flexão do cotovelo, pronação do antebraço; desvio ulnar e flexão do punho, e, também, dedos estendidos e polegar abduzido, com dificuldade no equilíbrio entre a musculatura agonista e antagonista pela tonicidade extensora.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}