Listagem de Questões sobre Geral
Para calcular a profundidade ideal do assento de uma cadeira de rodas deve-se medir o(a):
comprimento da perna desde o terço distal da coxa até o calcanhar.
altura do braço desde o assento até o cotovelo flexionado em 90°, adicionando-se 3 (três) centímetros de largura de cada lado.
largura dos quadris em sua porção mais larga, somando 2,5 (dois e meio) centímetros de cada lado.
área desde o assento até a axila mais a soma de 5 (cinco) centímetros acima da axila.
área atrás das nádegas, ao longo da coxa até a dobra atrás do joelho, e subtrai-se de 5 (cinco) a 7,5 (sete e meio) centímetros.
Ricardo, com oito anos de idade, sob diagnóstico de paralisia cerebral, apresenta atraso neuropsicomotor decorrente de tal patologia. O paciente possui controle cervical; realiza preensões com ambas as mãos, quando os objetos são colocados próximos as suas mãos; faz uso de cadeiras de rodas; apresenta um quadro de diplegia e aumento de tônus muscular; e mostra-se capaz de seguir os objetos com os olhos, mas quando intenciona pegá-los não consegue devido à imensa incoordenação motora. A mãe relata que Ricardo freqüenta escola especial, mas que, devido à incoordenação motora, o paciente não consegue manipular o computador nas aulas de informática. Relata ainda que a criança muitas vezes coloca-se em isolamento e que já passou por diversas terapias, entre as quais alguns terapeutas utilizaram como recurso o método Bobath.
Com base no estudo de caso acima e em assuntos correlatos, julgue os itens subseqüentes.
No caso descrito, o jogo irá proporcionar ao paciente a convivência com outras crianças que vivenciam os mesmos problemas que ele e, portanto, pode ajudá-lo a enfrentar seus problemas com menor dificuldade.
O terapeuta ocupacional deve recomendar à mãe de Ricardo que evite a prática de basquete com outros cadeirantes do clube ao qual ele é associado, pois a prática de tal esporte no seu estado pode contribuir para aumentar o isolamento em que o paciente se coloca.
Por meio das preensões, manipulações, experiências, a criança descobre as primeiras noções de dentro, fora, acima, abaixo etc. As dificuldades de coordenação motora, no entanto, e a própria patologia da qual o paciente citado no texto foi acometido não interferem no desenvolvimento e controle da sua psicomotricidade.
Que referências se tornaram muito importantes para a Terapia Ocupacional no campo da Saúde Mental (PRADO e BARTALOTTI, 2001)?
Socioterapia e psicodinâmica.
Socioterapia e psicomotricidade.
Construtivismo e socioterapia.
Psicodinâmica e construtivismo.
Psicodinâmica e psicanálise.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}