Listagem de Questões sobre Geral
Segundo a Organização Mundial de Saúde – OMS (1980), quando uma debilidade ou uma incapacidade interfere na habilidade de uma pessoa em completar as atividades que fazem parte das suas responsabilidades e deveres sociais, ela é deficiente. Quanto à atuação clínica do Terapeuta Ocupacional, marque a opção que está totalmente CORRETA.
O papel clínico do terapeuta ocupacional inclui avaliação e tratamento, a ser realizado com o apoio de outros profissionais.
No ambiente terapêutico, os terapeutas fornecem a oportunidade para que as pessoas aprendam como viver com uma incapacidade, aceite a perda de autonomia como natural, propiciando-lhes, assim, independência emocional.
A avaliação precede o planejamento do tratamento. A síntese dos dados de avaliação fornece informações sobre as atividades valorizadas, motivação, habilidades e déficits funcionais dos pacientes, que ajudam ou comprometem seus desempenhos funcionais.
A terapia ocupacional pode ajudar uma pessoa a desenvolver um autoconceito negativo ou positivo que facilitará o tratamento.
A terapia ocupacional pode ajudar a eliminar os motivadores que levam ao auto funcionamento e avaliar a intensidade do esquema de motivação do indivíduo para criar regras na realização das AVDs, conforme preconiza a AOTA, 1994.
Marque como VERDADEIRA (V) ou FALSA (F), as opções que respondem as questões 34, 35, 36, 37 e 38 e assinale a alternativa de A a E que corresponde, de cima para baixo, à sequência CORRETA das respostas.
A ocupação/atividade é considerada terapêutica, quando condiz com situações abaixo.
I – Não tem tanto significado para o cliente, mas prepara para a participação em outras atividades importantes.
II – Sofreu processo de análise, seleção e gradação, além da adaptação, tendo seu reconhecimento nos diversos campos da saúde, antes de sua prescrição.
III – Está de acordo com as necessidades e possibilidades de qualquer cliente e tem os recursos disponíveis em qualquer situação.
IV – Serve de técnica de facilitação, inibição, posicionamento e/ou estímulo sensorial.
V – É reconhecida, após análise, pelo Terapeuta Ocupacional como método auxiliar e/ou atividade habilitadora para diferentes níveis de intervenção.
F, F, V, F, V.
V, F, V, V, F.
F, V, F, V, V.
V, V, V, F, F.
V, F, F, V, V.
A atividade ou ocupação para ser considerada recurso terapêutico deve:
I - ser selecionada e capaz de ser ajustada a qualquer pessoa em tratamento, de forma a melhorar suas capacidades e habilidades prejudicadas permitindo o funcionamento ocupacional;
II - ter uma finalidade ou objetivo que a torna desafiadora, com perspectiva de sucesso, bem como significado e relevância para a pessoa em tratamento;
III - apresentar as características necessárias para evocar a resposta desejada;
IV - provocar resposta total imediata de acordo com o interesse, não permitindo gradação;
V - ter a participação do cliente na escolha da atividade.
V, V, F, V, F.
F, V, V, F, F.
V, F, F, F, V.
V, F, V, F, V.
Na avaliação do desempenho das tarefas ocupacionais, deve ou pode constar, segundo Trombly:
I – instrumentos válidos, confiáveis e sensíveis para detectar alterações importantes;
II – avaliações padronizadas de tarefas ocupacionais para os cuidados pessoais;
III – teste que meça consistentemente o parâmetro em estudo, independente de quem é a contagem ou de quando ocorre;
IV – definidas operacionalmente as tarefas dos testes como passo inicial para estabelecer a confiabilidade;
V – na avaliação do desempenho para vestir-se, o teste deve deve ser sensível para notar o progresso quanto a diferentes peças de roupas aplicadas ou diferentes partes do corpo a serem vestidas.
V, V, V, V, V.
V, V, F, V, V.
V, F, F, V, F.
Pensando no desempenho das tarefas ocupacionais, marque as afirmações com V (verdadeora) ou F (falsa).
I – A independência nas tarefas de desempenho ocupacional é o objetivo geral da reabilitação.
II – Sempre que uma pessoa sofre um trauma ou doença, a independência nas atividades físicas fica prejudicada.
III – É papel do terapeuta ocupacional, na reabilitação, prescrever e treinar a utilização das adaptações necessárias para a realização das AVDs.
IV – Visando ao desempenho ocupacional, o terapeuta ensina o paciente a compensar as limitações quando os fatores limitantes não forem passíveis de mudança.
V – A avaliação do desempenho das tarefas ocupacionais se dá através do questionamento aos famíliares do paciente se o resultado corresponde às suas expectativas.
F, F, V, V, F.
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