Listagem de Questões sobre Geral
Analise as afirmativas de I a V nas questões 43, 44, 45 e 46 e marque a alternativa INCORRETA contida nas opções de A a E.
Quanto ao uso do brincar como recurso terapêutico, nas intervenções realizadas em crianças que apresenta deficiência física, observa-se que "o brincar é modalidade terapêutica privilegiada para intervir junto à criança que apresenta deficiência física" (FERLAND – 2006), visto...
I - ... ser o território de atividade próprio da criança;
II - … ajudar nas atividades significativas para ela, de forma que a resposta à necessidade de (re)agir diante do estímulo, seja mais apropriada;
III - … apresentar características similares com o trabalho e lazer adulto sendo meio de aprendizado para a futura vida adulta;
IV - … ser um processo natural que ajuda na adaptação a diversas situações;
V - ... permitir uma resistência à passividade e à dependência da criança, fazendo-a participar da terapia.
A 5ª afirmativa estimula a decisão para a escolha do brincar como recurso terapêutico.
As respostas I e II se completam.
Todas as complementações contêm erros.
Somente a assertiva III está errada.
A complementação dada na assertiva I nos faz lembrar da importância do espaço e/ou da atividade fazer parte da cultura ou do contexto próprio da faixa etária dos clientes.
Os Transtornos Invasivos do Desenvolvimento caracterizam-se particularmente pelo atraso no desenvolvimento na comunicação e na socialização.
I – O autismo, embora seja um tipo representativo desse transtorno, difere dessa caracterização.
II – O “faz de conta” encontra-se ausente nas brincadeiras quase sempre estereotipadas, dessas crianças.
III – Crianças com Transtornos Invasivos do Desenvolvimento tendem a ter grande habilidade no domínio motor e visoespacial.
IV – O brinquedo que reage à ação da criança ou os que exigem gestos repetitivos e simples, são os que mais atraem crianças com esses transtornos.
V – O estímulo através do brincar é via terapêutica para a exploração de ambientes e domínio das habilidades interpessoais.
Somente a afirmativa III é falsa.
A afirmativa I é falsa.
Em crianças autistas observam-se várias habilidades motoras.
As afirmativas II, IV e V, são corretas.
O "fazer de conta" assemelha-se ao fantasiar a realidade.
Estudos realizados por Messier (2000), com crianças com deficits intelectuais e com idade entre 5 e 7 anos, apontaram as seguintes características.
I – As crianças eram hábeis em atividades que implicam exploração do espaço e motricidade global.
II – A imitação, a manipulação e a socialização não estavam relacionadas à idade mental da criança.
III – A maior parte das crianças expressava, no brincar, similaridade com outras crianças sem déficit intelectual, em relação à curiosidade, espontaneidade e prazer.
IV – O senso de humor e o gosto de vencer, é menos presente nessas crianças.
V – As crianças estudadas por Messier divergem, nas suas ações, das crianças com as mesmas deficiências e faixas etárias, que participaram de estudos realizados dez anos antes por outros pesquisadores.
Todas as afirmativas estão corretas.
O estudo demonstra que há diferenças entre as crianças com padrão intelectual deficiente e as ditas normais no campo do brincar.
As afirmativas I, III e IV são verdadeiras e as demais falsas.
A afirmativa III é verdadeira.
A afirmativa V é falsa.
Numere a 2ª coluna de acordo com a primeira relacionando as etapas do planejamento terapêutico com as ações do terapeuta desenvolvidas nessas etapas.
Assinale a alternativa que corresponde, de cima para baixo, à sequência CORRETA das respostas.
2, 6, 5, 4, 3, 1.
5, 3, 6, 2, 1, 4.
1, 2, 3, 4, 5, 6.
3, 6, 5, 2, 1, 4.
6, 1, 3, 2, 5, 4.
A "Uniformização da Terminologia da Terapia Ocupacional", que é um documento oficial da Associação Americana de Terapia Ocupacional (AOTA), fundamenta o Modelo de Desempenho Ocupacional que está na base da intervenção do terapeuta, nas diversas áreas onde atua, representando um modelo profissional. De acordo com o Modelo de Desempenho Ocupacional, marque a opção que está totalmente CORRETA.
O modelo de Desempenho Ocupacional baseia-se no uso das atividades em etapas e com graus de dificuldades decrescentes, exigindo respostas ao estímulo de forma similar, sendo divididas em quatro fases até o alcance do desempenho máximo incluindo aí o retorno à atividade laboral tradicional do paciente.
O Modelo faz referência às Áreas, Componentes ou Contextos de Desempenho, que se dividem em três.
Na terminologia da terapia ocupacional, as atividades são divididas em áreas de performances biopsicossociais sendo denominadas Atividades da Vida Diária, Atividades Laborativas (trabalho ou vida prática) e Atividades de Lazer e Diversão (AOTA,1994).
Os componentes do desempenho, de acordo com o Modelo, são: sensoriomotor, de integração cognitiva e de habilidades psicossociais e psicológicos.
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