Questões de Terapia Ocupacional do ano 2025

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Terapia Ocupacional do ano 2025

Na formulação de políticas públicas em saúde mental baseadas na perspectiva psicossocial, o indicador mais sensível para avaliação da efetividade das ações do terapeuta ocupacional em CAPS III é:

Segundo diretrizes da OMS para implementação do Quality Rights Initiative em serviços territoriais de saúde mental, o terapeuta ocupacional deve priorizar no desenvolvimento do Projeto Terapêutico Singular:

Para o exercício da especialidade profissional de Terapia Ocupacional em Gerontologia, na concepção da integralidade e humanização na atenção à pessoa, é necessário o domínio nas seguintes grandes áreas de competência. Sobre essas, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) Realizar consulta, avaliação, solicitar interconsulta, exames complementares e pareceres para definir o diagnóstico, a intervenção e o prognóstico terapêutico ocupacional, voltados para autonomia e independência das pessoas idosas.

( ) Realizar estratégias de promoção, prevenção, manutenção e/ou reabilitação das funções cognitivas (memória, atenção, concentração, linguagem, orientação espacial e temporal), sensoriais e motoras no âmbito do desempenho ocupacional da pessoa idosa.

( ) Realizar atividades educativas em todos os níveis de atenção à pessoa idosa, familiares e cuidadores/acompanhantes, bem como aos profissionais, estudantes e população em geral.

Considerando-se a Legislação do Terapeuta Ocupacional na área de saúde do trabalhador, relacionar as colunas e assinalar a sequência correspondente. 

(1) Resolução COFFITO nº 382 de novembro de 2010. (2) Resolução COFFITO nº 459 de dezembro de 2015. (3) Portaria COFFITO nº 666 de setembro de 2002. (4) Portaria GM/MS nº 2437 de dezembro de 2005.

( ) Dispõe sobre as competências do terapeuta ocupacional na Saúde do Trabalhador, atuando em programas de estratégias inclusivas, de prevenção, proteção e recuperação da saúde.

( ) Dispõe sobre elaboração e emissão pelo terapeuta ocupacional de atestados, pareceres e laudos periciais.

( ) Dispõe sobre a ampliação e o fortalecimento da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador — RENAST, no Sistema Único de Saúde (SUS) — e dá outras providências.

( ) Dispõe sobre assistência especializada por portadores de agravos à saúde, determinados por sua atividade profissional, acidente e/ou doença relacionadas ao trabalho.

O transtorno do déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) é o transtorno de comportamento infantil mais comum, com padrão persistente e frequente de desatenção e impulsividade inadequadas do ponto de vista do desenvolvimento, com ou sem hiperatividade. Sobre o que o profissional pode utilizar no tratamento de Terapia Ocupacional, analisar os itens.

I. Técnicas de modificação de comportamento, incluindo estratégias como recompensar as mudanças positivas de comportamento e comunicar expectativas claras para as crianças e/ou adolescentes.
II. Treinamento de estratégia cognitiva para resolução de problema, com: análise da tarefa, previsão de dificuldades, exploração e seleção de estratégias específicas para a tarefa, aplicação de uma estratégia e avaliação.
III. Integração sensorial como abordagem de problemas de autorregulação, para a melhoria do desempenho escolar, como realizar atividades sentadas, melhorar a capacidade de ouvir e regular o comportamento agressivo.

Está CORRETO o que se afirma: 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis