Questões de Terapia Ocupacional do ano 2012

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Terapia Ocupacional do ano 2012

Segundo Pedretti & Early, os cuidados e a reabilitação bem sucedidas de vítimas de queimaduras requerem uma abordagem multidisciplinar em equipe, que começa logo que o paciente é admitido no hospital e continua ao longo e depois da hospitalização. O Terapeuta Ocupacional atua na mediação de abordagens, atividades e orientações, objetivando a reestruturação emocional, para, gradativamente, reabilitar física e funcionalmente o paciente queimado. Com isso o objetivo inicial é:

Escreveu Junia J. Rejeille Cordeiro, terapeuta ocupacional: “Esta especialidade de terapia ocupacional figura entre aquelas relacionadas às disfunções orgânicas gerais. Ela reflete a prática da profissão associada ao modelo médico em contraposição à visão atual que relaciona a avaliação e intervenção do T.O. aos aspectos relacionados ao desempenho ocupacional independentemente da origem psíquica ou orgânica ou social que tenha causado a disfunção ocupacional.” A especialidade a qual ela se refere éTerapia Ocupacional em:

Em 2012, 42 anos de T.O. no Brasil! A história da Terapia Ocupacional é recente, mas a atividade humana, enquanto recurso terapêutico, mesmo que de forma pouco consciente e pouco cientifica, não.

A demanda pelo profissional surgiu após os anos de 1830, nos hospitais psiquiátricos para atender os internos e lhes dar alguma ocupação. Com a Revolução Industrial, no final do século XIX, surgiram os acidentes industriais e com eles o número de pessoas incapacitadas aumentou.

Qual o evento histórico fez a profissão expandir-se com força total por todo o mundo, na reabilitação física, psicológica e na inclusão dos sobreviventes?

A Terapeuta Ocupacional Jussara Araujo Mendes, escreveu: “O terapeuta ocupacional trabalha com a atividade humana, planeja e organiza o cotidiano (dia a dia), possibilitando melhor qualidade de vida. Seu interesse está relacionado ao desenvolvimento, educação, emoções, desejos, habilidades, organização do tempo, conhecimento do corpo, utilização dos recursos tecnológicos como próteses, órteses, adaptações, tecnologias assistivas e equipamentos urbanos, ambiência, facilitação e economia de energia na realização das atividades cotidianas e laborais (trabalho), objetivando o maior grau de independência e de autonomia possível.” Historicamente o que difere o tratamento terapêutico ocupacional de outros tratamentos é:

Diferentes áreas de funcionamento do sistema nervoso central determinam como nós sentimos, entendemos e reagimos ao mundo. Como um primeiro esboço para entender estas particularidades biológicas de sistema nervoso central que fazem com que cada indivíduo perceba de forma única o mundo, vale caracterizá-las por áreas de funcionalidade. No livro The Child with Special Needes, Stanley Greenspan e Serena Wieder classificam essas áreas de funcionalidade como:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis