Questões de Terapia Ocupacional do ano 2011

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Terapia Ocupacional do ano 2011

Ana Maria, com 14 anos de idade, diagnóstico de paralisia cerebral, foi encaminhada para a Terapia Ocupacional devido a dificuldade para realizar as atividades da vida diária e principalmente as atividades de higiene pessoal. Durante a primeira sessão, a Terapeuta Ocupacional ensinou a menina algumas atividades incluindo a forma correta de segurar a escova e pentear o cabelo. Assinale a alternativa CORRETA sobre esta atividade:

Analise as informações de I a V quanto à veracidade do conteúdo e marque a conclusão INCORRETA, lançada entre os ítens de A a E.

I - O Acidente Vascular Cerebral pode ser do tipo Isquêmico sendo subdividido em Lacunar, Trombótico, Embólico, e Hemorrágico com a subdivisão, Subaracnoide e Intracerebral.

II - Independente da área cerebral atingida, os danos serão sempre irreversíveis.

III - Os danos de um AVC podem ser no âmbito sensorial, perceptivo e motor com grande impacto no aspecto emocional e no desempenho ocupacional do indivíduo.

IV - Em caso de distúrbios da linguagem e da fala, pode ocorrer uma afasia geral, caso a lesão atinja a área de Broca e a de Wernicke.

V - O programa de reabilitação vai depender não só do dano mas da idade, cultura, prognóstico para a vida e recuperação bem como da situação financeira do paciente.

O Terapeuta Ocupacional atua na área da Traumato Ortopedia em vários níveis. Marque a alternativa CORRETA.

De acordo com Flehmig, no seu artigo Reflexos e reações – 2004, esses se dão, dentro de um desenvolvimento esperado, em fases do nascimento até aproximadamente o 7º mês. Alguns são primitivos e outros adquiridos. A observação dos reflexos primitivos (que devem desaparecer) e das reações posturais (que devem surgir) pode ajudar a identificar anormalidades no desenvolvimento.

Relacione os reflexos e reações listados na 2ª coluna, de acordo com o que é esperado entre 1º ao 8º mês de vida, em um padrão normal de desenvolvimento.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA da coluna da direita, de cima para baixo.

As habilidades motoras grosseiras são representadas por movimentos globais de grandes músculos, correspondendo às capacidades como, por exemplo, de sentar, andar e correr. O desenvolvimento motor é realizado no sentido craniocaudal, próximo-distal e global-específico. Os movimentos sem coordenação das primeiras semanas de vida são substituídos por movimentos coordenados. Enumere as faixas etárias médias de aquisição de algumas habilidades motoras, relacionadas na coluna da direita, de acordo com as atividades motoras apresentadas na coluna da esquerda.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA da coluna da direita, de cima para baixo.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis