Questões de Sociologia da IF-TO

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Sociologia da IF-TO

#Questão 955274 - Sociologia, , IF-TO, 2023, IF-TO, 2023 - IF-TO - Professor Ebtt - Sociologia

Nas ciências sociais costuma-se dizer que os fenômenos sociais são analisados por diversos pensadores que produzem teorias utilizando-se de diferentes métodos sociológicos de investigação. Cada autor lança um olhar diferente sobre o mesmo objeto, gerando diferentes análises, concepções, teorias. Analisando a educação, alguns pensadores como Karl Marx, Émile Durkheim, Marx Weber, Antonio Gramsci, Pierre Bourdieu, dentre outros, interpretaram e analisaram a educação sob diferentes perspectivas. Considerando o momento histórico e o espaço sócio-cultural que cada teórico vivenciou, analise as assertivas abaixo e após, assinale a alternativa correta.
I. Para Antonio Gramsci, a educação é a ação exercida pelos adultos nas gerações de indivíduos jovens, crianças e adolescentes, para que estes desenvolvam habilidades ou estados físicos, intelectuais e morais necessários à vida em sociedade. 
II. Karl Marx acreditava que a educação poderia tanto possibilitar a alienação do trabalhador, caso fosse ofertada pelo Estado capitalista, como poderia possibilitar a emancipação do trabalhador, caso fosse completa e contemplasse uma educação mental, física e uma educação tecnológica. Neste último caso, Marx acreditava que o trabalhador teria uma complementação do trabalho manual com o intelectual.
III. Para Max Weber a educação está orientada à transmissão e treinamento de conhecimentos especializados para o melhor desempenho das funções administrativas e burocráticas do Estado, das empresas capitalistas.
IV. Pierre Bourdieu defende que as escolas colaboram para a acentuação das desigualdades sociais, pois os alunos já entram no sistema de ensino em condições de desigualdade, o que em muitos casos, determinaria até onde esse aluno poderia chegar. Segundo essa teoria, denominada por esse autor de violência simbólica, a escola cumpriria um papel de legitimadora das desigualdades sociais.
V. Émile Durkheim defendeu em suas teorias a escola única, como proposta de cultura geral, humanista e formativa. A proposta principal seria a formação de jovens na atividade social com capacidade de criação intelectual e prática, com autonomia e capacidade crítica, de iniciativa, valorizando assim a cultura das classes trabalhadoras.
É correto o que se afirma em: 

#Questão 955275 - Sociologia, , IF-TO, 2023, IF-TO, 2023 - IF-TO - Professor Ebtt - Sociologia

Existem diversas correntes sociológicas que versam sobre o tema educação, cada uma com um enfoque, com um olhar. Uma dessas correntes considera ser possível, na sociedade capitalista, o rompimento ou superação da lógica de alienação desse sistema conduzindo o trabalhador a um processo emancipatório através da educação, caso esta contemplasse uma educação completa (mental, física e uma educação tecnológica). Qual pensador acreditava/defendia essa concepção? 

#Questão 955276 - Sociologia, , IF-TO, 2023, IF-TO, 2023 - IF-TO - Professor Ebtt - Sociologia

"É uma ilusão acreditar que podemos educar nossos filhos como queremos. Há costumes com relação aos quais somos obrigados a nos conformar. Se os desrespeitarmos, muito gravemente, eles se vingarão em nossos filhos. Estes, uma vez adultos, não estarão em estado de viver no meio de seus contemporâneos, com os quais não encontrarão harmonia. (...) Há, pois, a cada momento, um tipo regulador de educação, do qual não podemos separar sem vivas resistências, e em que restringem as veleidades dos dissidentes" (Educação e sociologia. 3. ed. Tradução de Lourenço Filho. São Paulo: Melhoramentos, 1952. p. 30).
O fragmento do texto acima reflete as concepções sociológicas de educação do seguinte pensador: 

#Questão 955281 - Sociologia, , IF-TO, 2023, IF-TO, 2023 - IF-TO - Professor Ebtt - Sociologia

“A sociologia não se afirma primeiro como explicação científica e, somente depois, como forma cultural e depois como concepção de mundo. Foi o inverso que se deu na realidade. Ela nasce e se desenvolve como um dos florescimentos intelectuais mais complicados das situações de existência nas modernas sociedades industriais” (FERNANDES, Florestan. Apud: LEMOS FILHO, Arnaldo. “As Ciências Sociais e o Processo Histórico”. In: MARCELLINO, Nelson. (org.) Introdução às Ciências Sociais. Campinas – SP: Papirus, 1988. Pág. 30). Sobre a ideia de que a Sociologia tenha sido concebida por intelectuais imbuídos da vontade de colaboração para formação de diretrizes teóricas capazes de fornecer explicações sobre o funcionamento da sociedade, temos uma multiplicidade de colaborações. Há controvérsias, no entanto, quanto a quem deva ser considerado o “pai” da Sociologia. Desse modo, assinale a alternativa que relaciona incorretamente o pensador e sua contribuição para a surgimento da sociologia: 

#Questão 955277 - Sociologia, , IF-TO, 2023, IF-TO, 2023 - IF-TO - Professor Ebtt - Sociologia

A teoria sociológica clássica, comumente entendida por ser composta por três grandes linhas de pensamento, a saber: o Positivismo (com muitas derivações), a sociologia compreensiva weberiana (também conhecida por outras nomenclaturas) e o marxismo (do mesmo modo com derivações e outras nomenclaturas). Os grandes expoentes dessas correntes são os pensadores Émile Durkheim, Max Weber e Karl Marx, respectivamente. Para além do fato de que suas respectivas ideias possuem validade até os dias atuais, esses são considerados autores clássicos porque conseguiram, em certa medida, dar conta da realidade como todo e, assim, fornecer explicações sobre o comportamento dos indivíduos, mas, também sobre as instituições e suas estruturas. O que quer dizer que, considerando que todos tiveram como objeto de análise a mesma sociedade capitalista, as instituições presentes nessa sociedade puderam ser analisadas sob diferentes óticas ou ponto de vista. Em alguns momentos tais análises até se aproximam. Em outros, no entanto, se distanciam. Um exemplo de como esses pensadores pensaram o mesmo objeto a partir de lógicas diferentes é o conceito de Estado. As análises feitas por Durkheim, Weber e Marx sobre os Estado são conhecidas como “conceitos sociológicos de Estado”. A seguir, estão relacionados conceitos e autores. Aponte a alternativa em que o conceito esteja ou errado ou relacionado de modo equivocado ao pensador da Sociologia: 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis