Questões sobre Geral

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Geral

#Questão 61844 - Sociologia, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2008, MCT, Analista em Ciência Pleno 1

Tendo como referência o texto acima, julgue os seguintes itens.

Empirismo significa que o conhecimento positivo parte da realidade como os sentidos a percebem e ajusta-se à realidade. Qualquer conhecimento, tendo uma origem diferente da experiência da realidade, como as crenças e os valores, por exemplo, parece suspeito, assim como qualquer explicação que resulte de idéias inatas.

#Questão 62230 - Sociologia, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2008, MPE/RR, Auxiliar de Manutenção

Com relação à cidadania, julgue os seguintes itens.

Respeitar as pessoas é uma atitude cidadã.

#Questão 62320 - Sociologia, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2008, SEPLAG / SEE/DF, Professor de Educação Básica

Acerca da temática educação, julgue os itens seguintes.

A função mais tradicional da educação formal, ressaltada por sociólogos clássicos como Max Weber, é de transmitir valores e manter a coesão social, necessários sobretudo nas sociedades modernas e complexas.

#Questão 62321 - Sociologia, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2008, SEPLAG / SEE/DF, Professor de Educação Básica

Acerca da temática educação, julgue os itens seguintes.

Marx, Durkheim e Weber perceberam que a posição da educação na estrutura social e sua relação com outras instituições eram as chaves para compreender a dinâmica da mudança educacional. Embora somente Marx tenha teorizado profundamente sobre os reais mecanismos de desenvolvimento educacional, nenhum deles deixou dúvida de que esta deveria ser uma parte integrante de suas macroteorias — para Marx, a mudança educacional nasceu do jogo dialético entre infra-estrutura e superestrutura; para Weber, ela estava associada à dinâmica da burocratização; para Durkheim, ela estaria, e deveria estar, unida a ação política e, desse modo, ao desenvolvimento de uma sociedade orgânica, integrada e normativa.

#Questão 62323 - Sociologia, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2008, SEPLAG / SEE/DF, Professor de Educação Básica

Acerca da temática educação, julgue os itens seguintes.

No contexto brasileiro, a educação como objeto de investigação sociológica foi analisada a partir de uma perspectiva que buscava enfatizar a sua importância social mediante, por exemplo, a compreensão dos seus aspectos político-institucional, as suas reformas, os diferentes papéis que a sociedade atribui e a espera da educação em seus diversos níveis. Destaca-se que a relação entre educação e desenvolvimento tem sido uma temática de grande importância seja na educação, na economia ou na sociologia, os vínculos e interações entre educação e desenvolvimento aparecem sob as mais diversas formas.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis