Questões de Sociologia do ano 2023

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Sociologia do ano 2023

#Questão 952835 - Sociologia, , FUNDATEC, 2023, PROCERGS, ANT - Analista Técnico / Assistente Social

Conforme Raichelis e Arregui (2021), a precarização do trabalho assume novas dimensões e manifestações na atualidade, atingindo o conjunto da classe trabalhadora, ainda que com diferentes intensidades, considerando-se a divisão sociotécnica, sexual e étnico-racial do trabalho. Sobre a temática, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) O cotidiano profissional é marcado por tensões e desafios, mas é nesse mesmo cotidiano que se apresentam as possibilidades de superação e enfrentamento das requisições impostas, às quais os/as assistentes sociais não estão obrigados/as a se submeter, dispondo de autonomia relativa para propor e negociar suas propostas profissionais.
( ) No âmbito das relações trabalhistas, desde os anos 2000, experimenta-se um processo permanente de erosão do trabalho contratado, regulado e protegido dominante no século XX, mesmo que no Brasil tenha se instalado um Estado de bem-estar social.
( ) As metamorfoses no mundo do trabalho incidem no mercado de trabalho do Serviço Social e no exercício profissional de assistentes sociais e demais profissionais, em uma contextualização de degradação do trabalho e precarização das condições em que ele é exercido, impactando não apenas as condições materiais dos sujeitos que vivem do trabalho, mas também suas sociabilidades individual e coletiva.
( ) No que se refere às condições e relações de trabalho, assistentes sociais, na condição de trabalhadores/as assalariados/as, são submetidos/as aos mesmos processos de degradação e violação de direitos que sofre o conjunto da classe trabalhadora, no interior da heterogeneidade que a caracteriza.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo é: 

#Questão 952843 - Sociologia, , FUNDATEC, 2023, PROCERGS, ANT - Analista Técnico / Assistente Social

ara Suave e Faermann (2020), a luta pelo direito à moradia é fortemente influenciada pela ofensiva da especulação do mercado imobiliário e pela supervalorização dos terrenos. O principal objetivo dos setores burgueses é a geração de lucros. No entanto, esse processo também acirra os conflitos da luta pela terra com setores da classe trabalhadora que reivindicam o direito à moradia. Sobre a temática, analise as assertivas abaixo:

I. Os conflitos urbanos revelam que o acesso à moradia aos que necessitam de um local para viver fica cada vez mais fácil, devido as políticas de habitação nacional.
II. A tomada de consciência dos/as trabalhadores/as em relação aos problemas urbanos é um elemento importante para impulsionar lutas pelo direito à cidade e para a materialização de ações dos movimentos sociais que poderão se chocar com as estruturas para a sua transformação.
III. Em um contexto de democracia burguesa, em que o Estado representa os interesses capitalistas e viola os direitos da maioria da população para garantir a dominação do capital, pode-se afirmar que não há Constituição Federal, Estatuto da Cidade e programas sociais que consigam empalmar um processo de acesso universal ao direito de moradia.
IV. A intensificação da situação de desemprego desencadeada por essa crise coloca muitos trabalhadores endividados a interromper o pagamento dos imóveis, passando então da condição da chamada “insegurança da posse” para a condição de “sem teto”.

Quais estão corretas?

#Questão 952964 - Sociologia, , UFSC, 2023, UFSC, 2023 - UFSC - Pedagogo/Educação Infantil

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas da citação abaixo.
“Diferenciar grupos humanos ou pessoas por atributos classificatórios que permitam separar o ‘eu’ do ‘outro’ e o ‘nós’ do ‘eles’ é constitutivo das culturas humanas, permitindo a construção das identidades culturais. A história ocidental poderia ser narrada da ótica da diferenciação de povos, de segmentos sociais, de grupos religiosos, de pessoas. Como a identidade e a diferença não são dados da natureza, mas criações do mundo cultural e social, usamos, muitas vezes, marcadores para __________ grupos sociais – sexo, idade, cor da pele, língua, configuração do corpo, entre outros – que são, também, construções sociais e históricas. Portanto, não sendo um dado da __________ e não sendo uma palavra nova, o termo [diversidade] carrega uma polissemia que permite sentidos, valências, usos e propostas políticas variadas. Ou seja, a polissemia não é neutra: aos sentidos se associam posições que tanto valorizam quanto desqualificam o enfoque da diferença humana, nacional, racial, sexual, cultural, etária, física”. (ROSEMBERG, 2014, p. 747).
ROSEMBERG, Fúlvia. Educação infantil e relações raciais: a tensão entre igualdade e diversidade. Cadernos de Pesquisa. [online]. 2014, v. 44, n.153, p.742-759. ISSN 0100-1574. https://doi.org/10.1590/198053142856.

#Questão 952967 - Sociologia, , UniRV - GO, 2023, Prefeitura de Rio Verde - GO, Especialista em Assistência Social

Com as demandas que o capitalismo exige, privatizações e desarticulações dos direitos sociais acontecem, e com a corroboração de narrativas contrárias aos movimentos sociais, as mudanças e avanços sociais e coletivos são inviabilizados. A qual modelo de governo iniciado nos anos 1990 podemos associar tais características?

#Questão 952974 - Sociologia, , UniRV - GO, 2023, Prefeitura de Rio Verde - GO, Especialista em Assistência Social

“____________ não é senão as expressões do processo de formação e desenvolvimento da classe operária e de seu ingresso no cenário político da sociedade, exigindo seu reconhecimento como classe por parte do empresariado e do Estado. É a manifestação, no cotidiano da vida social, da contradição entre o proletariado e a burguesia, a qual passa a exigir outros tipos de intervenção mais além da caridade e repressão”. A qual conceito Carvalho e Iamamoto, (1983, p.77) atribuem o texto acima?

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis