Questões de Sociologia do ano 2014

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Listagem de Questões de Sociologia do ano 2014

“A expressão “individualismo metodológico” foi criada pelo sociólogo e economista austríaco J. Schumpeter (1954) e divulgada pelo economista F. Von Hayek (1952) e pelo filósofo da ciência K. Popper. Porém, já a encontramos, textualmente, numa carta de Max Weber a seu amigo R. Liefmann [...]”. (BOURDON, Raymon. Tratado de Sociologia). Segundo o paradigma metodológico nomeado pela expressão “individualismo metodológico”, os fenômenos sociais devem ser analisados

“Estudar a religião é uma atividade desafiadora, que exige esforços especiais da imaginação sociológica. Ao analisarmos as práticas religiosas, precisamos compreender a imensa diversidade de crenças e rituais encontrados nas variadas culturas humanas. [...] Precisamos reconhecer a diversidade de crença religiosa e modos de conduta, mas também investigar a natureza da religião enquanto fenômeno geral”. (GIDDENS, A. Sociologia. 4ª edição, Porto Alegre: Artmed, 2005, p. 426). Considerando a abordagem de Émile Durkheim para o fenômeno religioso, assinale a alternativa correta:

“Basta uma vista de olhos pelas estatísticas ocupacionais de um país pluriconfessional para constatar a notável frequência de um fenômeno por diversas vezes vivamente discutido na imprensa e na literatura católica bem como nos congressos católicos da Alemanha: o caráter predominantemente protestante dos proprietários do capital e empresários, assim como das camadas superiores da mão de obra qualificada, notadamente do pessoal de mais alta qualificação técnica ou comercial das empresas modernas”. (WEBER, Max. A ética protestante e o “espírito” do capitalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004, p. 29).

O livro A ética protestante e o “espírito” do capitalismo inicia com a constatação de uma relação entre dois fenômenos, a confissão religiosa e a estratificação social. A partir de dados estatísticos, Max Weber procurou estabelecer conexões entre a doutrina protestante e o desenvolvimento do capitalismo. A respeito das teses do autor sobre essas conexões, analise as assertivas abaixo.

I. A relação entre a religião e a sociedade não se dá por meios institucionais, mas por intermédio de valores introjetados nos indivíduos e transformados em motivos da ação social.

II. A formação do ethos protestante mostrou-se propícia ao desenvolvimento do capitalismo, em oposição ao ethos contemplativo atribuído ao catolicismo.

III. A recusa de um modo de vida ascético, baseado na autodisciplina, na poupança, na austeridade, no dever e na propensão ao trabalho, foi determinante para o sucesso dos indivíduos protestantes na sociedade capitalista.

IV. Certos tipos de Protestantismo, em particular o Calvinismo, favoreciam o comportamento econômico racional, característico do “espírito” do capitalismo.

Quais estão corretas?

Segundo o cientista social C. Wright Mill, o olhar sociológico se inicia com o estranhamento diante da realidade, ciente de que nossa visão é repleta de pré-noções e juízos de valor. Tal postura recusa a interpretação das ações e das relações sociais com base no conhecimento do senso comum e possibilita a construção do conhecimento científico da sociedade. Para descrever essa atitude metodológica do sociológico, C. Wright Mill utilizou o conceito de:

Quando o extensionista não promove um diálogo que leve em conta as condições históricas, sociológicas e culturais dos agricultores, a estratificação social no campo é potencializada. A transmissão de uma determinada técnica agrícola por si só não garante a emancipação do agricultor. Para contornar esse problema, a atuação do cientista social na gestão das ações extensionistas na EMATER/RS-ASCAR deve priorizar:

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