Listagem de Questões de Sociologia
A reflexão abaixo permite várias afirmações sobre a psicopatologia do trabalho. Uma das apresentadas é falsa; assinale-a.
Na perspectiva da psicopatologia do trabalho ressaltam-se as estratégias defensivas coletivas, construídas para suportar e lutar contra o sofrimento advindo do trabalho.
O reconhecimento no trabalho possui importante função nas possibilidades de saúde mental dos trabalhadores. Existe o reconhecimento pela hierarquia e o reconhecimento pelos pares ou pelos colegas de trabalho.
A noção de saúde mental no trabalho sugere as possibilidades que os trabalhadores forjam de alterar as condições de trabalho causadoras de sofrimento.
O sofrimento no trabalho diminui à medida que os conhecimentos práticos ou tácitos dos trabalhadores são transformados em prescrições.
O reconhecimento que advém da família e da sociedade com relação à atividade realizada desempenha importante papel na saúde mental do trabalhador
Assinale a única opção falsa a partir do conteúdo do texto abaixo.
Na sociedade brasileira a presença de formas precárias de trabalho é um fenômeno inquestionável. Isso vem provocando uma enorme dificuldade na organização dos sindicatos no país, provocando sérios limites à constituição de um sindicalismo horizontalizado que consolida a identidade de classe dos trabalhadores.
Os trabalhadores a domicílio e os trabalhadores de pequena empresa são marcados por formas de controle que misturam relações familiares com relações de trabalho e reproduzem a situação clássica de controle direto sobre os trabalhadores.
A identidade operária na conjuntura atual tem-se fortalecido sobretudo pela expansão do sindicalismo horizontal, agregando o coletivo de trabalhadores dos diferentes setores do país.
Há uma dificuldade estrutural em se passar de um sindicalismo vertical para outro horizontal, em função da fraca mobilização dos trabalhadores do setor informal que encontram barreiras estruturais, em se transformarem em classes para si.
Os sindicatos podem se organizar por ramos, por categoria e por empresa e a estrutura sindical pode fundamentar-se num sindicato único (no caso do Brasil) ou no pluralismo sindical (modelo europeu).
Assinale a única reflexão falsa entre as cinco opções apresentadas a partir do texto abaixo.
O movimento grevista de 1978 se coloca no bojo de um conjunto de movimentos sociais que eclodiram no Brasil durante aquela década e fez, a partir de então, aparecer um ato renovado na cena política do país.
A partir do aparecimento do novo sindicalismo no Brasil, a política salarial passou a ser definida levando em conta as variações no PIB, terminando assim o arrocho salarial.
A política econômica em vigor no país, a partir do momento em que eclodem as greves do ABC paulista, passa a considerar as propostas apresentadas durante o movimento, modificando assim parte de suas prioridades.
A cultura do dissídio coletivo que caracterizava a forma de atuação sindical no período anterior aos anos 70 foi, de certa forma, alterada pela ampla prática da negociação coletiva.
Com o novo sindicalismo pode-se afirmar que ocorreram mudanças na articulação dos setores estatais, empresariais e trabalhistas.
Assinale a única opção que não corresponde ao conteúdo do texto abaixo.
A expectativa de contribuição no trabalho exige certos fatores como o de confiança nas relações de trabalho.
A condição da "contribuição" exige que se diminua a coerção e a fiscalização sobre os trabalhadores.
Uma excelente retribuição monetária é condição necessária e suficiente para se situar no interior do mundo do trabalho.
O exercício da criatividade tem a ver com a esfera do sofrimento e permite a construção de identidade no trabalho, aliviando também o sofrimento.
A contribuição no trabalho exige que seja convocada a inteligência prática e a mobilização do corpo.
Assinale a única opção que contraria os elementos dados na afirmação abaixo.
As capacidades próprias do líder lhe dão os elementos necessários para que ele se diferencie dos outros, dando ao grupo o que é necessário para a situação no momento certo. Nesse sentido, os líderes são aqueles que são colocados no lugar para fazer a gestão de uma crise e são dispensados quando esta se resolve.
Para ser um Leadership três elementos devem funcionar juntos: a convicção do líder, a competência do líder, que o deixa mais ou menos apto para fazer frente às dificuldades do grupo e a situação na qual o líder tem que assumir o exercício de suas qualidades e competências.
Podemos classificar a capacidade interior do líder segundo três pontos: a capacidade visionária, a capacidade comunicativa e uma imagem de si, forte e coerente.
Na grande empresa moderna a classe dirigente mescla simultaneamente a dominação carismática (capacidade de convicção) e a dominação legal (poder oriundo de um direito abstrato e impessoal), sobretudo porque no interior da classe existem diferentes posições de classe.
Para uma eficaz administração da empresa é necessária a coincidência entre a capacidade de liderança e a propriedade dos meios de produção. Esta seria a condição perfeita para o aparecimento do Leadership e o sucesso empresarial.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}