Questões sobre Violência e Serviço Social

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Violência e Serviço Social

#Questão 956113 - Serviço Social, Violência e Serviço Social, FUMARC, 2023, AL-MG, Analista Legislativo - Assistente Social

Isolamento e recusa de comunicação consistem numa das quatro categorias de atitudes hostis que caracterizam o assédio moral.  A única alternativa que NÃO inclui uma atitude dessa categoria é

#Questão 956115 - Serviço Social, Violência e Serviço Social, FUMARC, 2023, AL-MG, Analista Legislativo - Assistente Social

Soboll (2017) tem utilizado a expressão assédio moral para descrever situações extremas de violência no trabalho. Considerando esse tipo de violência, identifique com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas. 

( ) Configura-se como um conjunto articulado de armadilhas preparadas, premeditadas, repetitivas e prolongadas. ( ) No assédio moral, os comportamentos hostis ocorrem ocasionalmente e por um curto período de tempo. ( ) A prática do assédio moral é permeada de intencionalidade no sentido de querer prejudicar, anular ou excluir um ou alguns alvos escolhidos.

A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

#Questão 955039 - Serviço Social, Violência e Serviço Social, FGV, 2023, MPE-SP, Analista de Promotoria - Assistente Social

O Guia Operacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, desenvolvido com suporte do Núcleo de Assessoria Técnica Psicossocial – NAT/MPSP, em 2020, tem por principais objetivos: 
• Auxiliar promotores e promotoras de Justiça na indução de política pública municipal que garanta atendimento integral e intersetorial a crianças e adolescentes em situação de violência; • Articular o funcionamento de um programa de atendimento, no âmbito municipal, que acolha, proteja e dê voz a crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência sexual ou em qualquer situação de violência, assim como às suas famílias, garantindo-lhes um atendimento acessível, amigável, sensível, integral e protetivo;  • Fomentar a criação de espaços intersetoriais de discussões dos casos, com reuniões periódicas definidas e a possibilidade de encontros extraordinários em situações emergenciais.
Considerando as diretrizes de proteção integral de crianças e adolescentes, em relação aos objetivos do Guia, avalie se as afirmativas a seguir estão corretas.
I. Um dos aspectos fundamentais do atendimento a crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência é seu caráter transversal, ou seja, deve incluir serviços/órgãos das diferentes políticas públicas, como Conselho Tutelar, Conselhos de Direito e sistema de Justiça. II. Pensar no atendimento a esse público é pensar em uma rede integrada e articulada que assegure a integralidade da assistência, da proteção e do cuidado, tanto das crianças e adolescentes quanto de suas respectivas famílias. III. Para que uma rede de proteção possa ser efetivada, é suficiente a existência de programas e serviços como CRAS, CREAS, CAPs, dentre outros.
Está correto o que se afirma em

#Questão 956120 - Serviço Social, Violência e Serviço Social, FUMARC, 2023, AL-MG, Analista Legislativo - Assistente Social

Uma das expressões crescentes de violência no trabalho, uma forma de violência  silenciosa e destrutiva, na qual o efeito acumulativo constitui uma agressão de  estilo variável com os setores profissionais e meios socioculturais, é:

O Atlas da Violência de 2021, produzido pelo IPEA em conjunto com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, apresenta dados relacionados à violência contra a mulher, à violência contra as pessoas negras e à violência contra a população LGBTQI+. Por um lado, o Atlas indica que o desenvolvimento de políticas públicas para o enfrentamento das altas taxas de violência não pode prescindir de um olhar sobre o racismo e a discriminação, e como esses fatores afetam desigualmente as mulheres. Por outro, o Atlas aponta a urgência em produzir, sistematizar e publicizar dados e indicadores de violência contra a população LGBTQI+ devido a problemas identificados nos dados coletados pelo sistema de notificações do Ministério da Saúde.
Considerando esses fatores e o debate promovido pelo Serviço Social, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. A apropriação das categorias raça e etnia para as análises e reflexões é fundamental para o Serviço Social, visto que atua no âmbito das expressões da questão social, que, por sua vez, atingem prioritariamente, na realidade brasileira, as populações negras e indígenas.
II. As ações afirmativas são um conjunto de medidas especiais voltadas a segmentos sociais discriminados e buscam eliminar as desigualdades e segregações vinculadas às questões de raça, etnia e de gênero.
III. É possível observar que há transversalidade dos temas gênero e raça/etnia nos desenhos das políticas sociais brasileiras, sendo temas já notadamente discutidos e apreendidos como estruturantes das relações sociais e, com isso, amplamente inseridos e abordados nas políticas públicas.
IV. A discussão que envolva o entrelaçamento entre as dimensões étnico-raciais, de gênero e sexualidades na vida das famílias e dos usuários não é relevante para abordagem no trabalho social com famílias dos serviços públicos da assistência social e da saúde.
V. O profissional de Serviço Social compõe equipes multiprofissionais que atuam no âmbito das universidades federais com temas relacionados ao respeito às identidades de gênero, acolhimento e apoio às mulheres e à comunidade LGBTQI+ em questões relacionadas a preconceito, discriminação e violências associadas à orientação sexual e contra a mulher

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis