Questões sobre Profissão do Assistente Social e o Código de Ética do Serviço Social

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Profissão do Assistente Social e o Código de Ética do Serviço Social

#Questão 895453 - Serviço Social, Profissão do Assistente Social e o Código de Ética do Serviço Social, IADES, 2020, SES/DF, Provas: Multiprofissional em Gestão de Políticas Públicas para a Saúde - Serviço Social Multiprofissional em Atenção em Oncologia - Serviço Social Multiprofissional em Saúde da Criança - Serviço Social Multiprofissional em Saúde da Famíl

  A sociabilidade burguesa funda sua ética no princípio liberal segundo o qual a liberdade de cada indivíduo é o limite para a liberdade do outro. 


BARROCO, M. L. Fundamentos éticos do Serviço Social. In: Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009.  

No que se refere aos fundamentos ontológicos da ética e às suas implicações no exercício profissional, julgue o item a seguir.


O projeto ético-político profissional do Serviço Social foi construído na trajetória da profissão, em confronto com o seu histórico conservador; logo, o campo do projeto profissional é a história, no qual ele nasce e desenvolve-se.

#Questão 895458 - Serviço Social, Profissão do Assistente Social e o Código de Ética do Serviço Social, IADES, 2020, SES/DF, Provas: Multiprofissional em Gestão de Políticas Públicas para a Saúde - Serviço Social Multiprofissional em Atenção em Oncologia - Serviço Social Multiprofissional em Saúde da Criança - Serviço Social Multiprofissional em Saúde da Famíl

  As raízes do conservadorismo ainda estão bem vivas no chão do Serviço Social, o que não poderia ser diferente, uma vez que uma profissão não é uma bolha e, assim como o conservadorismo tem encontrado espaço fértil para sua expressão na sociedade como um todo, encontra também espaço entre os (as) assistentes sociais. 


CARDOSO, P. F. G. Ética e formação profissional em Serviço Social: do conservadorismo à emancipação. Rev. Katálysis, Florianópolis, v. 20, n. 3, p. 325-334, dez. 2017, com adaptações. 

Quanto ao avanço do conservadorismo e às questões éticas contemporâneas no Serviço Social, julgue o item a seguir.


O conservadorismo nunca deixou de constituir o Serviço Social e, no momento presente, vem se reatualizando e fortalecendo-se por algumas determinações societárias, sem as quais não seria possível entender esse avanço do conservadorismo.

De acordo com o Código de Ética profissional do Assistente Social, utilizar seu número de registro no Conselho Regional no exercício da Profissão constitui:

A Lei de Regulamentação nº 8.662/1993, no Art. 4º, define, como competência e atribuição do Assistente Social, realizar estudos socioeconômicos com usuários para fins de benefícios e serviços sociais com os órgãos da administração pública direta e indireta, empresas privadas e outras entidades. Nesse sentido, Mioto (2009) esclarece que a realização de estudo socioeconômico, no âmbito do Serviço Social, remete a pensá-lo, inicialmente, como parte intrínseca das ações profissionais dos assistentes sociais e numa perspectiva crítica. Isso posto, os estudos socioeconômicos, definidos na perspectiva crítica, são compreendidos como:

No Código de Ética Profissional do Assistente Social, define-se como direito da(o) assistente social nas Relações com Entidades da Categoria e demais organizações da Sociedade Civil:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis