Questões sobre Instrumentalidade do Serviço Social

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Instrumentalidade do Serviço Social

INSTRUMENTALIDADE


O Serviço Social se constitui no âmbito das relações sociais, na qual, é o seu palco de atuação, que estão em contínua dinâmica e sofrendo modificações juntamente com a sociedade. De acordo com as modificações da sociedade, a instrumentalidade tem que ser compreendida através do entendimento da dinâmica social, do modo de produção capitalista e do contexto de inserção de novas tecnologias.

A instrumentalidade no exercício profissional do assistente social é algo referente ao uso daqueles instrumentos necessários ao agir profissional, através dos quais os assistentes sociais podem efetivamente objetivar suas finalidades em resultados profissionais. A instrumentalidade é todo o processo de trabalho do assistente social, que está para além das suas técnicas e instrumentos de efetivação do seu trabalho.

Pontuando assim, a instrumentalidade é compreendida como um conjunto de conhecimento do processo de formação do assistente social, levando em considerações as dimensões teórico-metodológico, ético-político e técnicooperativo do Serviço Social, aplicando na realidade concreta com as condições objetivas e subjetivas.

A instrumentalidade no exercício profissional relaciona-se não apenas ao um único conjunto de instrumentos e técnicas, mas também a uma propriedade intelectual e com suas determinações de capacidade ou propriedade constitutiva da profissão, construída e reconstruída no processo sócio histórico. Para dar materialidade às suas ações, o assistente social utiliza-se de um arsenal de conhecimentos, informações, técnicas e habilidades, aprimorando e modificando esses recursos no decorrer da intervenção profissional, pois a atuação profissional está condizente com as novas questões sociais do sistema capitalista.

A instrumentalidade do Serviço Social é a condição de reconhecimento social da profissão. Para compreender o porquê de a instrumentalidade ser a condição de reconhecimento social da profissão dentro do campo do serviço social, é necessário entender que os dois mantêm uma relação cotidiana, pois a instrumentalidade está ligada ao fazer profissional. A instrumentalidade tem a ver com a capacidade e a propriedade que o profissional tem ao desempenhar a sua função nos mais diferentes espaços sociais e ocupacionais, é um conceito dada a importância destinada ao trabalho, enquanto um conjunto de atividades realizadas pelo homem que tem a capacidade de estabelecer um vínculo com a moral, ética e valor.

Adaptado. Disponível em: https://bit.ly/3l7WUIZ
Leia o texto 'INSTRUMENTALIDADE' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:

I. A instrumentalidade é compreendida como um conjunto de conhecimento do processo de formação do assistente social, levando em considerações as dimensões teóricometodológico, ético-político e técnico-operativo do serviço social, aplicando na realidade concreta com as condições objetivas e subjetivas, de acordo com o texto.

II. A atuação profissional do Assistente Social deve sempre ser destoante das novas questões sociais do sistema capitalista, favorecendo as demandas e necessidades da população mais pobre e estimulando os órgãos públicos a defender os interesses daqueles que mais precisam, de acordo com o texto.

III. De acordo com o texto, a instrumentalidade no exercício profissional relaciona-se não apenas ao um único conjunto de instrumentos e técnicas, mas também a uma propriedade intelectual e com suas determinações de capacidade ou propriedade constitutiva da profissão de serviço social, construída e reconstruída no processo sócio histórico.

Marque a alternativa CORRETA:

#Questão 895434 - Serviço Social, Instrumentalidade do Serviço Social, IADES, 2020, SES/DF, Provas: Multiprofissional em Gestão de Políticas Públicas para a Saúde - Serviço Social Multiprofissional em Atenção em Oncologia - Serviço Social Multiprofissional em Saúde da Criança - Serviço Social Multiprofissional em Saúde da Famíl

  À primeira vista, o tema instrumentalidade no exercício profissional do (a) assistente social parece ser algo referente ao uso daqueles instrumentos necessários ao agir profissional, por meio dos quais os (as) assistentes sociais podem efetivamente objetivar suas finalidades em resultados profissionais propriamente ditos. 


GUERRA, Yolanda. A instrumentalidade no trabalho do assistente social. In: Programa de Capacitação Continuada para Assistentes Sociais, “Capacitação em Serviço Social e Política Social”. Módulo 4: O trabalho do assistente social e as políticas sociais. CFESS/ABEPSS- UNB, 2000, com adaptações. 

A respeito da instrumentalidade do Serviço Social, julgue o item a seguir.


A instrumentalidade do Serviço Social deve ser pensada exclusivamente como uma condição sócio-histórica da profissão no nível da instrumentalidade do Serviço Social face ao projeto burguês.

#Questão 895443 - Serviço Social, Instrumentalidade do Serviço Social, IADES, 2020, SES/DF, Provas: Multiprofissional em Gestão de Políticas Públicas para a Saúde - Serviço Social Multiprofissional em Atenção em Oncologia - Serviço Social Multiprofissional em Saúde da Criança - Serviço Social Multiprofissional em Saúde da Famíl

  À primeira vista, o tema instrumentalidade no exercício profissional do (a) assistente social parece ser algo referente ao uso daqueles instrumentos necessários ao agir profissional, por meio dos quais os (as) assistentes sociais podem efetivamente objetivar suas finalidades em resultados profissionais propriamente ditos. 


GUERRA, Yolanda. A instrumentalidade no trabalho do assistente social. In: Programa de Capacitação Continuada para Assistentes Sociais, “Capacitação em Serviço Social e Política Social”. Módulo 4: O trabalho do assistente social e as políticas sociais. CFESS/ABEPSS- UNB, 2000, com adaptações. 

A respeito da instrumentalidade do Serviço Social, julgue o item a seguir.


Reconhecer e atender às requisições técnico-instrumentais da profissão significa ser funcional à manutenção da ordem ou ao projeto burguês, sobretudo na redução da intervenção profissional à sua dimensão instrumental.

A utilização dos instrumentais técnico-operativos no cotidiano da prática do assistente social permite a operacionalização da ação profissional (MARTINELLI, 1994). Ao encontro disso, a visita institucional é um instrumento que permite:

Considerando o texto As dimensões ético-políticas e teórico-metodológicas no Serviço Social contemporâneo, de Marilda Iamamoto, analise as seguintes afirmativas sobre o Serviço Social.


I. Situa-se no processo de reprodução das relações sociais como uma atividade principal no exercício do controle social e da ideologia.

II. Intervém na criação de condições favorecedoras da reprodução da força de trabalho.

III. Contribui para a reprodução das contradições que caracterizam a sociedade capitalista.

IV. Participa no processo de produção e reprodução das relações sociais.


Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis