Questões sobre NR 15 - Atividades e Operações Insalubres

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre NR 15 - Atividades e Operações Insalubres

       O SESMT de uma empresa reconheceu os seguintes riscos químicos em um ambiente de trabalho: (i) presença de aerodispersóides sólidos (poeiras); (ii) presença de sulfeto de dimetila; (iii) presença de gás hélio. O sulfeto de dimetila tem valor teto, apresenta absorção também pela pele e é insalubre em grau máximo quando ultrapassa o seu limite de tolerância (LT) de 0,08 ppm no ambiente (de acordo com o Quadro I do Anexo 11 da NR-15). O gás hélio é um asfixiante simples. Foram realizadas avaliações quantitativas de todos os agentes de risco químico no ambiente e a exposição a nenhum deles ultrapassou o LT fixado. O fator de desvio para os agentes químicos cujo LT é menor que 1 ppm é igual a 3.

Na manipulação de sulfeto de dimetila, deve ser exigido o uso de luvas adequadas.

      Dentro do PPRA de uma empresa, avaliou-se o conforto térmico dos postos de trabalho de um setor. O índice de bulbo úmido e temperatura de globo (IBUTG) obtido foi de 29 °C no posto 1, de 30 °C no posto 2 e de 33 °C no posto 3. O trabalho realizado nesse setor é do tipo leve, com taxa de metabolismo máxima de 175 kcal/h.

Com relação à situação hipotética apresentada, julgue os próximos itens.

Os trabalhadores dos postos 2 e 3 fazem jus ao adicional de insalubridade por exposição à temperatura insalubre.

       O setor de manutenção de uma empresa dispõe, como equipamentos fixos, de uma furadeira de bancada, de uma máquina de solda elétrica e de um compressor. A operação simultânea desses equipamentos gera níveis de ruído muito elevados. Ainda não foram constatados casos de perdas auditivas induzidas pelo ruído (PAIR) nos trabalhadores do setor. Entretanto, foi realizada, dentro do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) da empresa, uma avaliação da exposição desses trabalhadores ao ruído utilizando-se um medidor integrador de uso pessoal. Os níveis de exposição normalizados (NEN) medidos nos postos de trabalho foram os seguintes:

- 82,0 dB(A) apenas com a furadeira ligada;

- 83,0 dB(A) apenas com a máquina de solda e a furadeira ligadas;

- 85,0 dB(A) apenas com o compressor ligado;

- 86,0 dB(A) apenas com a máquina de solda e o compressor ligados;

- 89,0 dB(A) apenas com a furadeira e o compressor ligados;

- 90,0 dB(A) com todas as máquinas ligadas.

Com relação à situação hipotética apresentada acima, julgue os itens que se seguem.

Atualmente, a Delegacia Regional do Trabalho (DRT) só aceita laudos de insalubridade se as medições de ruído forem realizadas com medidores integradores de uso pessoal.

Considere o texto abaixo para responder às questões 17, 18 e 19.

Na avaliação da exposição ao calor realizada em uma indústria, foram obtidas as seguintes medições:

Temperatura de bulbo úmido natural: 25 °C

Temperatura de bulbo seco: 32 °C

Temperatura de globo: 35 °

Considerando, ainda, os valores de temperaturas medidos e área de trabalho interna sem carga solar, o ciclo de trabalho continuamente repetido de um operador de forno da mesma indústria, que gasta 5 min para carregá-lo, aguarda 10 min de preparo das peças e gasta 5 min para descarregá-lo, operação esta com descanso no próprio local de trabalho e atividade moderada, conforme tabela acima, pode-se concluir que:

Para a medição de dose de ruído durante a jornada de trabalho, um SESMT de uma empresa de grande porte emprega um instrumento especialmente utilizado quando as exposições são por tempos variados a níveis de ruído variáveis. Trata-se do:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis