Questões sobre NR 06 - Equipamentos de Proteção Individual - EPI

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre NR 06 - Equipamentos de Proteção Individual - EPI

Os equipamentos de proteção individual, comumente chamados EPI, correspondem aos acessórios utilizados pelo trabalhador e que conferem a ele proteção a alguns possíveis riscos presentes durante a execução de tarefas da rotina de trabalho.

Assim, não podem ser considerados EPIs:

São responsabilidades do trabalhador quanto ao uso de EPI, EXCETO:

Não é considerado um equipamento de proteção individual

Em um laboratório de saneamento ou laboratório de análises físico-químicas e biológicas, comum em todas as Estações de Tratamento de Água e de Esgoto, além dos resíduos químicos gerados durante os procedimentos de análise da água ou esgoto, há também a preocupação com a saúde e segurança dos profissionais que ali trabalham. Em muitos casos, a falta de uma postura responsável quanto ao uso de equipamentos de proteção individual (EPI), equipamentos de proteção coletiva (EPC) e ao atendimento das normas de segurança e procedimentos de análise podem acarretar graves consequências à saúde do trabalhador.

Com relação à EPI e EPC, considere as seguintes afirmativas:

1. Entende-se por equipamento de proteção individual (EPI) todo dispositivo ou produto de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho. Nos laboratórios, devem ser utilizados: luvas para o manuseio de produtos químicos e para proteção ao calor, máscaras faciais ou protetores com filtro, óculos de proteção, botas com biqueira de metal e jaleco de algodão.

2. Os laboratórios devem conter os equipamentos de proteção coletiva, como lava-olhos e chuveiro de emergência, capela para manuseio dos reagentes mais voláteis, coletores de resíduos, saída de emergência e extintores de incêndio Classe A (para materiais sólidos fibrosos), Classe B (para líquidos e gases inflamáveis, como a gasolina), Classe C (para incêndios em equipamentos elétricos, como motores, cabos etc.) e Classe D (para incêndios em metais combustíveis, como magnésio, potássio e zinco, entre outros).

3. Também nos laboratórios deve haver espaços para o armazenamento de produtos químicos e vidrarias. Os produtos devem ser armazenados de forma segregada, segundo as características inerentes às substâncias e suas incompatibilidades. Devem conter armários protegidos, especiais para armazenamento de inflamáveis, com resistência ao fogo, e prateleiras com sistema de contenção de derramamento.

4. No caso de derramamento de produtos tóxicos (mais de 100 mL), inflamáveis (mais de 1 L) e corrosivos (mais de 1 L): deve-se chamar a equipe de segurança, evacuar o laboratório, avisar os profissionais dos ambientes vizinhos, isolar a área e fechar as portas do ambiente, remover fontes de ignição, desligar os equipamentos, ligar a exaustão para o exterior e abrir as janelas.

Assinale a alternativa correta.

Durante a necropsia e a preparação de peças anatômicas, o técnico envolvido estará exposto, por vezes, a microrganismos potencialmente patogênicos. Para isso, é fundamental a utilização de EPIs (equipamentos de proteção individual).

São equipamentos dessa natureza, EXCETO:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis