Questões de Segurança e Saúde no Trabalho da FCC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Segurança e Saúde no Trabalho da FCC

Doença/Moléstia Profissional é aquela decorrente, desencadeada ou agravada pelo exercício de trabalho peculiar a determinada atividade profissional ou adquirida em função de condições ambientais específicas em que se realiza o trabalho. É classificada como Profissional a seguinte doença:

Trabalhador com queixas de dispneia, tosse seca e chiado no peito há 8 meses. Informa ser pintor de automóveis com exposição a solventes, catalizadores, tinta poliuretânica e acrílicas há 2 anos. Refere local de trabalho sem sistema de exaustão ou cortina d’água e que utiliza como única proteção individual uma máscara cirúrgica. Informa que no início dos sintomas melhorava nos finais de semana ou quando não havia veículos para pintura. Atualmente com episódios frequentes sem melhora e com pequenos afastamentos. A principal hipótese diagnóstica para o caso é:

A síndrome caracterizada por uma neuropatia periférica mais frequente em mulheres, que acomete trabalhadores que executam movimentos repetitivos de flexão e extensão de punho, e que tem como fatores de risco diabetes mellitus, hipotireoidismo e gravidez é a Síndrome

Sobre a fisiologia do trabalho, considere:

I. O trabalho muscular estático caracteriza um estado prolongado da contração muscular, provocando um estreitamento dos vasos sanguíneos pela pressão interna contra o tecido muscular, reduzindo o suprimento de energia e de nutrientes ao músculo, resultando em dor e fadiga muscular do trabalhador.
II. No trabalho muscular estático devido a um estado prolongado de contração muscular ocorre uma vasodilatação dos vasos sanguíneos no tecido muscular com edema e liberação de substâncias inflamatórias.
III. No trabalho muscular dinâmico, obtém-se uma sequência rítmica de contração e de relaxamento da musculatura em trabalho, na qual a contração expulsa o sangue dos músculos enquanto o relaxamento subsequente favorece o influxo de sangue renovado, sendo expresso como o produto de encurtamento dos músculos e a força desenvolvida.
IV. A frequência cardíaca se destaca como o parâmetro mais adequado para avaliar a carga de trabalho imposta, pela qual a FC diminui de acordo com a temperatura elevada do ambiente, do trabalho estático realizado e do menor recrutamento de fibra muscular para o trabalho dinâmico.

Está correto o que se afirma APENAS em

A lesão renal crônica caracterizada por uma modificação prevalente da função tubular distal com proteinúria tubular (?2-microglobulina e proteína ligada ao retinol), além de outros efeitos tubulares como aminoacidúria, glicosúria e fosfatúria, pode ser provocada pela exposição

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis