Questões sobre NR 15 - Norma Regulamentadora n° 15 - Atividades e Operações Insalubres (Acústica, Temperatura e IBTG e Ventilação Industrial)

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre NR 15 - Norma Regulamentadora n° 15 - Atividades e Operações Insalubres (Acústica, Temperatura e IBTG e Ventilação Industrial)

 A Norma Regulamentadora 15 (NR 15) aborda as atividades insalubres. Quanto ao exercício do trabalho nestas atividades, marque a alternativa CORRETA de acordo com a NR-15:

A respeito da exposição ocupacional ao ruído contínuo ou intermitente nos postos de trabalho, analise as afirmativas.
I - Entende-se por ruído contínuo ou intermitente aquele que apresenta picos de energia acústica de duração inferior a 1 (um) segundo, a intervalos superiores a 1 (um) segundo. II - Não é permitida a exposição a níveis de ruído acima de 115 dB(A) para indivíduos que não estejam adequadamente protegidos. III - Os níveis devem ser medidos em decibéis (dB) com instrumento de nível de pressão sonora operando no circuito de compensação "A" e circuito de resposta rápida (FAST). IV - O limite de exposição diária permissível para a jornada de trabalho de oito horas é de 85 dB(A).
Está correto o que se afirma em

Na atividade “lavagem de bandejas”, a dose de ruído ficou acima do Limite de Tolerância de 85 dB(A), e do Limite de Ação de 80 dB(A), em jornada de 6h30 nesta atividade.


Assinale a afirmação correta sobre a exposição a ruído ocupacional.

O RU – Restaurante Universitário, produz cerca de 4.000 refeições por dia e suas atividades tem início às 7h, com o operador acionando a caldeira para fornecer vapor para os panelões, o pessoal do almoxarifado iniciando a separação e entrega dos ingredientes para compor as refeições e o pessoal da cozinha realizando o pré-preparo (lavar, limpar e descascar) e o preparo (cozinhar, assar, fritar). Os trabalhos do açougue iniciam às 7h, com a retirada das carnes da câmara de resfriamento para o almoço e entrega para a cozinha. No período da manhã acorre o preparo das carnes para o jantar do dia e, no período da tarde, o preparo das carnes para o almoço do dia seguinte.


Um grupo de quatro trabalhadores inicia, às 7h, o pré-preparo da sobremesa e do suco do dia e a embalagem dos talheres e guardanapos. Em seguida realiza a montagem dos balcões de distribuição do almoço e sobremesa. Após o início do almoço e/ou jantar, ocorre a devolução das bandejas e talheres que são higienizados para reutilização. O horário de almoço encerra às 13h30 e a higienização de bandejas e talheres termina às 15h. Às 14h tem início o mesmo ciclo para o preparo do jantar que é servido a partir das 17h, com encerramento de todas as atividades do dia às 21h.

Na análise qualitativa dos riscos ocupacionais, foram identificados: agentes físicos como ruído, produzido pela movimentação de carrinhos de transporte de alimentos, processo produtivo e movimentação de pessoas; calor, gerado pelos equipamentos como fogão, fornos, panelões, caldeira, balcões; frio, gerado no interior das câmaras de congelamento e resfriamento; umidade existente no piso da cozinha e nos locais de lavagem de alimentos e dos utensílios de cozinha e agente químico na manipulação de produtos químicos utilizados na limpeza do local e dos equipamentos e utensílios (detergentes, álcool etílico, sabões, desengordurantes e desinfetantes).



A respeito do trabalho em ambiente com exposição ao calor, podemos afirmar:

Com relação a proteção ao meio ambiente, proteção contra incêndio e explosões, legislação e normas técnicas (NRs) relacionadas e ergonomia, julgue o item a seguir.

A temperatura efetiva é medida por intermédio do termômetro de bulbo úmido, desconsiderando-se a influência da velocidade e da umidade relativa do ar.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis