Questões de Segurança e Saúde no Trabalho do ano 2025

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Segurança e Saúde no Trabalho do ano 2025

#Questão 1090177 - Segurança e Saúde no Trabalho, Medicina do trabalho, CESPE / CEBRASPE, 2025, TRF - 6ª REGIÃO, Analista Judiciário – Área: Apoio Especializado – Especialidade: Medicina (Ramo: Medicina do Trabalho)

        Ana tem 38 anos de idade, é destra e trabalha há 4 anos no setor administrativo de uma empresa. Suas tarefas são todas realizadas no computador, mas não se caracterizam como entrada de dados. Em acompanhamento no ambulatório de saúde ocupacional, ela queixa-se de dor difusa na região cervical, com irradiação para o membro superior direito. Ao exame, apresenta alteração de sensibilidade na face lateral do braço direito. 

A respeito desse caso clínico hipotético, julgue o item subsequente. 


Caso Ana necessite submeter-se a uma perícia para afastamento do trabalho, é recomendável que o médico perito realize o teste de Adson em Ana, para avaliar possível compressão da artéria subclávia direita.

#Questão 1090183 - Segurança e Saúde no Trabalho, Saúde Ocupacional, CESPE / CEBRASPE, 2025, TRF - 6ª REGIÃO, Analista Judiciário – Área: Apoio Especializado – Especialidade: Medicina (Ramo: Medicina do Trabalho)

        Maria, que trabalha com atividades administrativas em um órgão governamental, comparece ao ambulatório de saúde ocupacional queixando-se de quadro de fadiga constante, que classifica como simultaneamente mental e física. Relata sono não reparador, com dificuldade para adormecer e sono entrecortado, além de irritabilidade e desânimo. Conta que o quadro vem se desenvolvendo há bastante tempo, com piora paulatina, mas nega eventos desencadeadores. Permanece em atividade, porém com queda de sua produtividade.

Com base nesse quadro clínico hipotético, julgue o item que se segue. 


O quadro apresentado por Maria é típico de síndrome de esgotamento profissional/burnout.

#Questão 1090618 - Segurança e Saúde no Trabalho, Medicina do trabalho, CESPE / CEBRASPE, 2025, TRF - 6ª REGIÃO, Analista Judiciário - Área Apoio Especializado - Especialidade Engenharia (Elétrica)

Com relação às resoluções do CNJ e do CJF, julgue o item a seguir.  


Para o acompanhamento da aplicação dos recursos para obras e aquisições, utiliza-se a planilha de acompanhamento orçamentário do Plano de Obras Regional e do Plano de Obras Consolidado, conforme modelo disponibilizado anualmente pela área de medicina do trabalho.

Julgue o item a seguir, que se refere aos procedimentos e equipamentos de segurança necessários para fazer uma intervenção de manutenção em uma instalação elétrica com carga instalada de 180 kW e que se encontra energizada.


Caso o ambiente de trabalho seja úmido, os EPIs utilizados devem levar em consideração a diminuição da resistência elétrica do corpo humano e da capacidade de isolação de equipamentos nesses locais.

#Questão 1090684 - Segurança e Saúde no Trabalho, Saúde e Segurança no Ambiente de Trabalho, CESPE / CEBRASPE, 2025, TRF - 6ª REGIÃO, Analista Judiciário - Área Apoio Especializado - Especialidade Engenharia (Civil)

Julgue o item que se segue, relativo às noções de segurança do trabalho.


É obrigatória a instalação de escada ou rampa para transposição de pisos com diferença de nível superior a 0,6 m como meio de circulação de trabalhadores.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis