Questões sobre Análise de Vulnerabilidade e Gestão de Riscos

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Risco é a possibilidade de alguma coisa adversa acontecer. O processo de gerenciamento de risco se resume em determinar controles de segurança que reduzam os riscos a níveis aceitáveis. O risco residual deve ser aceito e devem ser instituídos controles que garantam o tratamento dos eventuais incidentes de segurança.
O documento do NIST (National Institute of Standards and Technology) que provê um guia para o tratamento de incidentes de segurança de computadores de forma eficiente e efetiva é o

#Questão 1068145 - Segurança da Informação, Análise de Vulnerabilidade e Gestão de Riscos, CEFET-MG, 2022, CEFET-MG, 2022 - CEFET-MG - Técnico Laboratório - Área Informática

O gráfico a seguir contém o percentual dos incidentes reportados ao CERT.br em 2020.

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Legenda
worm: notificações de atividades maliciosas relacionadas com o processo automatizado de propagação de códigos maliciosos na rede.
• DoS (Denial of Service): notificações de ataques de negação de serviço, onde o atacante utiliza um computador ou um conjunto de computadores para tirar de operação um serviço, computador ou rede.
• invasão: um ataque bem sucedido que resulte no acesso não autorizado a um computador ou rede. • web: um caso particular de ataque visando especificamente o comprometimento de servidores Web ou desfigurações de páginas na Internet.
scan: notificações de varreduras em redes de computadores, com o intuito de identificar quais computadores estão ativos e quais serviços estão sendo disponibilizados por eles. É amplamente utilizado por atacantes para identificar potenciais alvos, pois permite associar possíveis vulnerabilidades aos serviços habilitados em um computador.
• fraude: segundo Houaiss, é “qualquer ato ardiloso, enganoso, de má-fé, com intuito de lesar ou ludibriar outrem, ou de não cumprir determinado dever; logro”. Essa categoria engloba as notificações de tentativas de fraudes, ou seja, de incidentes em que ocorre uma tentativa de obter vantagem.
• outros: notificações de incidentes que não se enquadram nas categorias anteriores.

Obs.: Não se deve confundir scan com scam. Scams (com “m”) são quaisquer esquemas para enganar um usuário, geralmente, com finalidade de obter vantagens financeiras. Ataques desse tipo são enquadrados na categoria fraude.
Fonte: Disponível em: . Acesso em 15 mar. 2022.


Considerando os incidentes representados no gráfico, analise as contramedidas a seguir.
I- O uso de ferramentas de monitoramento de rede, firewalls e sistemas de detecção de invasão são medidas de prevenção contra os três maiores incidentes de 2020.
II- Os incidentes do tipo fraude são causados tipicamente por um engenheiro social e podem ser mitigados com treinamentos de conscientização.
III- Ataques Web podem ser evitados se os desenvolvedores seguirem as diretrizes de padrões abertos como os do projeto Open Web Application Security Project (OWASP).


Está(ão) correta(s) apenas

Texto 4A04-III


Determinado tribunal atende atualmente 325 estruturas judiciárias, entre as quais, 112 comarcas, promovendo acesso aos sistemas judiciários e salvaguarda dos processos digitais. Em razão da importância regional do tribunal, foi implantada uma gestão de risco institucional, com o objetivo de identificação, mensuração e tratamento do risco, com intuito de atender a população de forma ininterrupta. Alinhado com o processo de risco, foi disparado o processo de continuidade de negócio, tendo ficado a cargo do gestor da área de tecnologia da informação e comunicações (TIC) o plano de recuperação de negócio. O datacenter do tribunal conta com sala cofre, nobreaks, geradores, equipamentos de refrigeração e sistema de supressão de incêndio de alta disponibilidade. Estima-se em torno 15 dias a recuperação do ambiente a partir do zero, o que significa reconfigurar todos os servidores e posteriormente recuperar os becapes. A restauração dos serviços críticos para um ambiente secundário, no qual já estejam configurados os servidores, mas necessitam de sincronização dos dados, leva em torno de dois dias. O tempo total de recuperação de negócio dos serviços críticos de TIC do tribunal não pode exceder três dias. Outro ponto de interesse é o cenário de restrição econômica do país, refletido no tribunal.

A partir das informações apresentadas no texto 4A04-III, e após a análise de risco dos sítios principais e redundantes, o gestor de TIC optou por colocar toda a infraestrutura na nuvem, tendo estabelecido níveis de acordos de serviços rígidos e com redundância. Nesse caso, com relação ao risco associado à disponibilidade e à recuperação dos serviços críticos de TIC, o tratamento adotado foi

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