Questões sobre Epidemiologia e Saúde Coletiva

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Epidemiologia e Saúde Coletiva

Sobre a Febre Amarela, é correto afirmar que:
I – A febre amarela é uma doença infecciosa grave, causada por vírus e transmitida por vetores. II - No meio urbano, a transmissão da Febre Amarela se dá principalmente através do mosquito Aedes aegypti (o mesmo da dengue).
III - Como a transmissão urbana da febre amarela só é possível através da picada de mosquitos, a prevenção da doença deve ser feita evitando sua disseminação, ou seja, acumulando água parada. IV - No ciclo silvestre, em áreas florestais, o vetor da febre amarela é principalmente o mosquito Haemagogus

São medidas de prevenção da dengue:
I - Substituir a água dos vasos de plantas por areia; II - Manter filtros e potes de água bem tampados com tampa própria; III - Manter as caixas d’água sempre tampadas e com tela de proteção; IV - Tratar a água de piscinas com cloro; V - Manter as calhas sempre limpas, desentupidas e sem pontos de acúmulo de água; VI – Guardar pneus que não estão sendo utilizados em ambientes secos e cobertos. 

Sobre a dengue, é correto afirmar que:


I. Dengue é uma doença causada por vírus e transmitida, principalmente, pela picada do Aedes aegypti;

II São sintomas relacionados a dengue: febre, dor no corpo, fadiga, dor de cabeça e náuseas;

III. A dengue é mais comum principalmente nos dias frios e úmidos;

IV. A dengue é mais comum em regiões tropicais e subtropicais.

No Sistema Único de Saúde, a epidemiologia tem sido considerada a base para estabelecimento de prioridades, alocação de recursos e orientação programática.
É(são) dado(s) epidemiológico(s) de importância para o processo de territorialização:

Analise as ações a seguir.
I. Encaminhar, quando necessário, usuários a outros pontos de atenção, respeitando fluxos locais, mantendo sob a responsabilidade do Agente de combate às Endemias o acompanhamento do plano terapêutico prescrito. II. Coordenar e participar de ações coletivas voltadas à promoção da saúde e à prevenção de doenças bucais. III. Identificar e registrar situações que interfiram no curso das doenças ou que tenham importância epidemiológica relacionada aos fatores ambientais, realizando, quando necessário, bloqueio de transmissão de doenças infecciosas e agravos à saúde. IV. Identificar parceiros e recursos na comunidade que possam potencializar ações intersetoriais de relevância para a promoção da qualidade de vida da população, como ações e programas de educação, esporte e lazer, assistência social, entre outros.
São ações do Agente de Combate às Endemias compartilhadas com as equipes de atenção primária, tendo como base o território:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis