Questões de Redes de Computadores da SELECON

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Redes de Computadores da SELECON

Switch L2 é um comutador ethernet que atua em uma camada do modelo OSI e utiliza o MAC address da porta de cada dispositivo para identificar os pacotes de dados recebidos e determinar o melhor caminho pelos quais os quadros devem ser encaminhados. Empregam técnicas de comutação baseadas no endereço de hardware de cada dispositivo para conectar e transmitir dados em uma LAN. Essencialmente, esses switches executam a função de ponte entre os segmentos da LAN, uma vez que encaminham os quadros de dados com base em seu endereço de destino, ignorando qualquer preocupação com o protocolo de rede que está sendo usado.


A camada do modelo OSI/ISO é denominada:

Topologia é a palavra usada para definir a forma como um técnico de processamento de dados estrutura uma rede de computadores. Entre os tipos de topologia, uma delas é mais uma estratégia que prioriza a simplicidade, abrindo mão de um pouquinho da resiliência, sendo mais conveniente do ponto de vista do gerenciamento da rede. A conexão independente de cada node ao concentrador central facilita a identificação de problemas. Além disso, a falha isolada de uma máquina não causa perturbação à rede, já que o fluxo de dados é sempre exclusivo entre o concentrador e seus respectivos nós. Por essas características, sob o ponto de vista físico, essa topologia é denominada:

NAT é uma sigla criada como uma alternativa real para o problema de falta de endereços IP v4 na internet, uma solução que emprega os chamados endereços privados. As faixas de endereços privados foram padronizadas de acordo com as classes de IP. Nesse sentido, em conformidade com a notação CIDR, as faixas de endereços para as classes A, B e C são, respectivamente:

Uma sub-rede de microcomputadores com acesso à internet está configurada por meio do IP 187.193.0.0/26, em conformidade com a notação CIDR. Conclui-se que a máscara que essa sub-rede está utilizando é:

RAID é o acrônimo de “Redundant Array of Independent Disks”. Refere-se a uma tecnologia que agrupa dois ou mais hard drives e/ou memórias SSDs em arranjos para trabalho conjunto, em computadores e outros sistemas de armazenamento de dados. A figura abaixo ilustra um dos tipos empregados:


Imagem associada para resolução da questão


Esse é um arranjo que possui as características listadas a seguir:


• É conhecido como “Strip Set com paridade”, muito utilizado em servidores e storages com pelo menos três discos rígidos instalados. Ele cria uma camada de redundância, necessitando de parte da capacidade de armazenamento do sistema para gerar maior segurança aos dados.

• É uma configuração que funciona criando bits de paridade e gravando-os juntamente com cada um dos bytes. Os bits de paridade são a segurança do sistema, em caso de falha de um dos HDs. Por meio desses bits “adicionais”, é possível determinar quais são as partes faltantes, possibilitando a reconstrução dos dados sem perda de informação.

• É recomendado para aplicações com até 8 discos.


Essa configuração é conhecida por RAID:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis