Questões de Redes de Computadores da SELECON

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Redes de Computadores da SELECON

“RAID” é um acrônimo para “Redundant Array of Independent Disks”, e se refere a uma tecnologia em que mais de um disco de armazenamento é utilizado simultaneamente. Dentre as técnicas de RAID, uma funciona de forma que o conteúdo de um disco rígido é copiado por inteiro para outro, sendo conhecida como espelhamento. Nesse esquema, se o disco rígido principal apresentar dano, o segundo entra em ação automaticamente, constituindo-se num backup automático feito por hardware, o que representa um aumento na segurança e garantia da integridade dos dados armazenados no computador. Essa técnica é conhecida como: 

No que diz respeito às redes sem fio, o padrão atual apresenta as características listadas a seguir.


I. Velocidade, podendo chegar a 1.300 Mbps, quase três vezes mais rápido do que o padrão anterior. Vale destacar que essa é a transferência de dados entre os dispositivos na rede e não a velocidade da Internet, que depende do provedor.

II. Trabalha na frequência de 5 GHz e oferece uma largura de canal maior, até 160 MHz contra 40 MHz do anterior.

III. Emprega uma técnica obrigatória conhecida por Beamforming, uma tecnologia que oferece emissão inteligente, reforçando o sinal nos locais onde há dispositivos conectados.


Esse padrão atual é conhecido por:

A figura abaixo ilustra um dos tipos de Firewall, o qual apresenta as características listadas a seguir. 


Imagem associada para resolução da questão


I. Atua como intermediário entre um computador ou uma rede interna e outra rede, externa, normalmente, a internet. Geralmente instalados em servidores potentes por precisarem lidar com um grande número de solicitações, firewalls desse tipo são opções interessantes de segurança porque não permitem a comunicação direta entre origem e destino.

II. Uma vez que a rede interna se comunica diretamente com a internet, há um equipamento entre ambos que cria duas conexões: entre a rede e o FIREWALL e entre o FIREWALL e a internet. Todo o fluxo de dados necessita passar pelo FIREWALL. Desta forma, é possível, por exemplo, estabelecer regras que impeçam o acesso de determinados endereços externos e proíbam a comunicação entre computadores internos e determinados serviços remotos.

III. Esse controle amplo também possibilita o uso do FIREWALL para tarefas complementares, pois o equipamento pode registrar o tráfego de dados em um arquivo de log, conteúdo muito utilizado pode ser guardado em cache e recursos podem ser liberados apenas mediante autenticação do usuário.


Esse tipo de Firewall é conhecido como:

No que diz respeito à arquitetura TCP/IP, uma sub-rede de computadores opera com base no endereço de rede 190.213.135.32/27, em conformidade com a notação CIDR. Nessas condições, o endereço de broadcasting e a máscara para essas sub-redes são, respectivamente:

No que diz respeito ao cabeamento estruturado empregado na implementação de redes de computadores, a seguir é mostrado um padrão de especificação, conhecido por TIA/EIA-568B: 


Imagem associada para resolução da questão


Nesse contexto, a sequência de cores BL – L – BV – A – BA – V – BM – M que corresponderá aos pinos do conector RJ45 vem a ser: 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis