Questões de Redação Oficial da OBJETIVA

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A utilização do e-mail para a comunicação tornou-se uma prática comum, não só em âmbito privado, mas também na administração pública. De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, as seguintes afirmações sobre o e-mail estão corretas, EXCETO: 

Em relação ao uso do vocativo nas comunicações oficiais, analisar os itens abaixo:

I. Com exceção do Presidente da República, as demais autoridades, mesmo aquelas tratadas por Vossa Excelência, receberão o vocativo “Senhor” ou “Senhora” seguido do cargo respectivo.
II. Quando o destinatário for um particular, no vocativo, pode-se utilizar “Senhor” ou “Senhora” seguido do nome do particular.
III. Quando o destinatário for um particular, no vocativo, é vedado o uso de “Prezado Senhor” ou “Prezada Senhora”.

Está(ão) CORRETO(S):

Em conformidade com o Manual de Redação da Presidência da República, havia três tipos de expedientes que se diferenciavam antes pela finalidade do que pela forma: o ofício, o aviso e o memorando. Com o objetivo de uniformizá-los, deve-se adotar nomenclatura e diagramação únicas, que sigam o que se chama de:

Ao redigir uma correspondência oficial, o signatário arrematou o texto corretamente, saudando o destinatário com a palavra “Respeitosamente”. Dessa forma, é CORRETO afirmar que: 

Em relação aos atos e expedientes oficiais, analisar os itens abaixo:


I. A sua finalidade precípua é normatizar, formalizar e padronizar a comunicação.

II. A redação oficial faz uso dos mesmos parâmetros da língua utilizados em textos de literatura, jornalísticos, de correspondência particular etc.

III. Sendo a publicidade, a impessoalidade e a eficiência princípios fundamentais de toda a administração pública, devem igualmente nortear a elaboração dos atos e das comunicações oficiais.


Está(ão) CORRETO(S):

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