Questões sobre Ortografia

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Listagem de Questões sobre Ortografia

Quanto à correção gramatical dos trechos apresentados e à adequação da linguagem à correspondência oficial, julgue o item.


Pelo ocorrido, apresentamo-lhes nossas escusas, deixando consignado que estamos trabalhando com afinco para o melhor comprimento da solicitação no menor prazo possível. Estamos à disposição para qualquer dúvida que venha a surgir. 

Considere o texto para responder a questão.


Senhor Chefe de Gabinete,

    A Subchefia para Assuntos Jurídicos da Casa Civil da Presidência da República aprimorou o Sistema de Geração e Tramitação de Documentos Oficiais – Sidof, com a inserção de novas funcionalidades. Os novos recursos do sistema, serão apresentados aos servidores em módulos organizados por esta Subchefia.

    Convido os servidores do [nome do Ministério] para assistir à apresentação do primeiro módulo, a ser realizada em 10 de setembro de 2018, às 9h30, no Auditório desta Subchefia.

    Para assegurar o credenciamento, solicito a esse órgão a indicação dos servidores que trabalham com o Sidof, até 28 de agosto de 2018, por meio do endereço eletrônico [endereço eletrônico]:

a) nome completo do servidor;
b) número de Cadastro de Pessoa Física;
c) e-mail institucional, unidade/órgão em que atua;
e d) login no Sidof (caso esteja cadastrado no Sistema).

    Caso o servidor ainda não seja cadastrado no Sistema, será necessário o envio de autorização da chefia imediata. O envio das informações solicitadas acima é fundamental para garantir a inscrição do servidor no evento.

(Manual de Redação da Presidência da República. Adaptado)


Procedendo-se à revisão do texto, no processo de editoração, deve ser corrigida a passagem: 

Em relação aos aspectos gerais da redação oficial, ao abordar os atributos que a caracterizam, o Manual de Redação da Presidência da República normatiza, quanto a palavras e expressões em outro idioma, que estas

De acordo com as partes do documento no padrão ofício, sobre o ASSUNTO deve dar uma ideia geral do que trata o documento, de forma sucinta. Ele deve ser grafado da seguinte maneira:
I – título: a palavra Assunto deve anteceder a frase que define o conteúdo do documento, seguida de dois-pontos;
II – descrição do assunto: a frase que descreve o conteúdo do documento deve ser escrita com inicial maiúscula, não se deve utilizar verbos e sugere-se utilizar de quatro a cinco palavras;
III – destaque: todo o texto referente ao assunto, inclusive o título, deve ser destacado em negrito;
IV – pontuação: coloca-se ponto-final depois do assunto;
Marque a alternativa correta:

Sobre os itens é correto afirmar que são representados por números ____________, seguidos de _____________e separados do texto por um ________________.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as respectivas lacunas acima.

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