Questões de Redação Oficial do ano 2025

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Listagem de Questões de Redação Oficial do ano 2025

São exemplos de correspondência oficial, EXCETO:

A redação técnica é um texto redigido de maneira mais elaborada e formal. Esse tipo de redação apresenta algumas peculiaridades em sua estrutura e estilo. Isso porque geralmente trata-se de documentos oficiais de correspondência que possuem uma finalidade, seja informar, solicitar, registrar, esclarecer, dentre outros. As redações técnicas são muito utilizadas no meio acadêmico, profissional, comercial e empresarial.
De acordo com a finalidade proposta, existem diversos tipos de Redação Técnica, a saber, EXCETO:

De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República (3ª edição), a clareza deve ser a qualidade básica de todo texto oficial. Pode-se definir como claro aquele texto que possibilita imediata compreensão pelo leitor. Não se concebe que um documento oficial ou um ato normativo de qualquer natureza seja redigido de forma obscura, que dificulte ou impossibilite sua compreensão. A transparência é requisito do próprio Estado de Direito: é inaceitável que um texto oficial ou um ato normativo não seja entendido pelos cidadãos.


Para a obtenção de clareza, sugere-se:


I. Utilizar palavras e expressões simples, em seu sentido comum, salvo quando o texto versar sobre assunto técnico, hipótese em que se utilizará nomenclatura própria da área;


II. Usar frases complexas, bem estruturadas; apresentar as orações na ordem direta e optar por intercalações excessivas. Em certas ocasiões, para evitar ambiguidade, sugere-se a adoção da ordem inversa da oração;

III. Buscar a uniformidade do tempo verbal em todo o texto;


IV. Utilizar regionalismos e neologismos apenas quando indispensáveis, em razão de serem designações ou expressões de uso já consagrado. Nesse caso, grafe-os em itálico;


V. Pontuar adequadamente o texto;


VI. Não utilizar palavras e expressões em outro idioma em nenhuma hipótese.


Assinale a alternativa CORRETA:

Com base no Manual de Redação da Presidência da República (2018) e excluídas as comunicações assinadas pelo Presidente da República, analise as assertivas a seguir sobre a identificação do signatário em comunicações oficiais:

I. O nome da autoridade que expede a comunicação deve ser grafado em letras maiúsculas, sem negrito, e não deve haver linha acima do nome.
II. O cargo da autoridade que expede o documento deve ser redigido sem iniciais maiúsculas.
III. Para evitar equívocos, é recomendado que a assinatura não fique em página isolada; ao menos a última frase anterior ao fecho deve ser transferida para a mesma página.

Quais estão corretas?

De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República (2018), qual é o fecho correto a ser utilizado em comunicações oficiais dirigidas a autoridades de hierarquia superior ao remetente, inclusive o Presidente da República?

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