Questões de Redação Oficial do ano 2022

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Redação Oficial do ano 2022

Julgue o item, considerando a correção gramatical dos trechos apresentados e a adequação da linguagem à correspondência oficial. 


Esclarecemos que, para nós, não é certo os levantamentos de dados referentes a assuntos administrativos, a fim de serem utilizados por terceiros interessados nos dados necessários ao seu controle, para esclarecimento e despacho com a chefia, por isso não concordamos com a sua iniciativa. 

Julgue o item, considerando a correção gramatical dos trechos apresentados e a adequação da linguagem à correspondência oficial. 


Solicitamos a essa chefia para instruí os novos agentes administrativos a realizar serviços de suporte operacional e administrativo, tendo em vista o funcionamento desta Autarquia, organizar o processo de arquivos de documentos, separando, ordenando e arquivando os documentos, por tipo e origem, conforme às regras e procedimentos estabelecidos. 

No que se tange à formatação dos documentos no padrão ofício, pode-se afirmar como CORRETO, EXCETO:

O vocativo é a invocação ao destinatário. No que se refere ao vocativo na redação oficial, analise as sentenças:


I - Nas comunicações oficiais, o vocativo será sempre seguido de vírgula.

II - Em comunicações dirigidas aos Chefes de Poder, utiliza-se a expressão Excelentíssimo Senhor ou Excelentíssima Senhora e o cargo respectivo, seguidos de vírgula.

III - As demais autoridades, mesmo aquelas tratadas por Vossa Excelência, receberão o vocativo Senhor ou Senhora seguido do cargo respectivo.

IV - Na hipótese de comunicação com particular, pode-se utilizar o vocativo Senhor ou Senhora e a forma utilizada pela instituição para referir-se ao interlocutor: beneficiário, usuário, contribuinte, eleitor etc.

V - Ainda, quando o destinatário for um particular, no vocativo, pode-se utilizar Senhor ou Senhora seguido do nome do particular ou pode-se utilizar o vocativo “Prezado Senhor” ou “Prezada Senhora”.

VI - Em comunicações oficiais, está abolido o uso de Digníssimo (DD) e de Ilustríssimo (Ilmo.).

VII - Evite-se o uso de “doutor” indiscriminadamente. O tratamento por meio de Senhor confere a formalidade desejada.


Após a análise das sentenças, pode-se afirmar:

No que se refere aos pronomes de tratamento na redação oficial, é INCORRETO:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis